Aerosmith no São Paulo Trip: ouça 20 sucessos da banda
A contagem regressiva pro São Paulo Trip continua a todo vapor: falta pouco menos de três meses pra começar o festival que traz à capital paulista algumas das grandes atrações do Rock In Rio 2017 – o The Who, o Bon Jovi, o Aerosmith e o Guns N’ Roses, além de outras bandas convidadas.
O São Paulo Trip acontece em quatro noites de setembro: 21 (quinta-feira), 23 (sábado), 24 (domingo) e 26 (terça-feira), sempre no Allianz Parque (Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca). Ainda há ingressos à venda para todos os shows. Clique aqui e confira mais informações sobre o festival, como o line-up de cada dia, e saiba como adquirir seu ingresso.
Depois de fazermos uma viagem no tempo mergulhando nos anos 60 e indo até a década de 80 com o “aquecimento” que fizemos pro show do The Who (headliner da 1ª noite do festival) e de celebrarmos o saudosismo relembrando 15 dos inúmeros sucessos do Bon Jovi (headliner da 2ª noite), chegou a hora de falarmos sobre a banda protagonista da terceira noite do São Paulo Trip: o Aerosmith.
Velho conhecido dos brasileiros (a banda já esteve tocando no país seis vezes, sendo a primeira em 1994 e a última no ano passado), o Aerosmith surgiu em Boston (EUA) em 1970. Mesmo com 47 anos de história, a formação da banda permanece praticamente a mesma desde seu início – com exceção do guitarrista Brad Whitford, que entrou no grupo em 1971, substituindo Ray Tabano, que ficou apenas 1 ano como membro oficial. Além disso, a trajetória do Aerosmith possui também um ou outro período em que o próprio Whitford e Joe Perry, o outro guitarrista, ficaram afastados do grupo, voltando pouco tempo depois.
Assim, além dos já citados guitarristas Perry e Whitford, o Aerosmith é formado pelo vocalista e gaitista Steven Tyler, pelo baixista Tom Hamilton e por Joey Kramer na bateria e percussão. Atualmente, o grupo tem no currículo 15 álbuns de estúdio, fora CDs ao vivo, coletâneas etc.
A sonoridade do Aerosmith sempre foi rica: mistura elementos do hard rock, do blues, do heavy metal e do tradicional rock n’ roll. Tanto essa mistura bem sucedida quanto o estilo de vocal de Steven Tyler influenciaram outras bandas, sendo que uma delas é ninguém mais, ninguém menos que o Guns N’ Roses, que viria a fazer grande sucesso nos anos 90 e coincidentemente é a última atração do São Paulo Trip, tocando dois dias após o Aerosmith.
Agora, chegou a hora de parar de falar e começar aquele “aquecimento” básico pro show do Aerosmith: vamos ouvir 20 sucessos do quinteto mais famoso de Boston. Me companha nessa “viagem”?
1 – “Dream On” foi single do 1º álbum da banda, “Aerosmith” (1973), e até hoje é uma das músicas mais adoradas pelos fãs:
2 – O álbum “Toys In the Attic” (1975) é o 3º do Aerosmith e lançou dois grandes hits: “Sweet Emotion”…
3 – …e “Walk This Way”, se tornando um dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame:
4 – 8º álbum da banda, “Done With Mirrors” (1985) não fez muito alarde, mas revelou “Let the Music do the Talking”:
5 – O álbum “Permanent Vacation” (1987) inaugura um período de ouro para o Aerosmith. “Dude (Looks Like a Lady)” é hit desse trabalho:
6 – “Angel” é outro hit que marca o sucesso de “Permanent Vacation”:
7 – A animada “Rag Doll” também é de “Permanent Vacation”:
8 – Continuando (e aumentando) o sucesso de “Permanent Vacation”, o álbum “Pump” (1989) lançou hit atrás de hit. “Love In An Elevator” foi o primeiro:
9 – “Janie’s Got A Gun” é outro motivo que fez “Pump” ser o 4º disco mais vendido nos EUA em 1990 e ter ganho o prmeiro Grammy da história do Aerosmith:
10 – Como se não bastasse, “Pump” revelou também “What It Takes”:
11 – Muito do sucesso do Aerosmith se deve ao álbum “Get A Grip” (1993). Pensa num álbum que decolou hit atrás de hit… “Livin’ on the Edge” foi o primeiro:
12 – Depois, veio “Cryin'”. Quem aí não lembra da gatíssima Alicia Silverstone pulando da ponte e mostrando seu lindo dedo do meio pra todo mundo no final do clipe da música?
13 – Olha quem tá de volta no clipe de “Amazing”, outro sucesso de “Get A Grip”: Alicia Silverstone, uma das musas dos anos 90. Ai, ai… até suspirei…
14 – No clipe de “Crazy”, outro hit de “Get A Grip”, Alicia Silverstone também aparece, e ainda traz uma amiga mais que especial: Liv Tyler, filha do vocalista Steven, participa do vídeo. Na boa, esse clipe embalou os sonhos de muitos adolescentes dos anos 90… Alguns anos depois, Liv, que é atriz, ficou conhecida por atuar no filme “Armageddon”, cuja trilha sonora ficou marcada por uma música do Aerosmith que é sucesso até hoje.
15 – “Nine Lives” (1997) ainda mostrava um Aerosmith em plena forma. “Falling in Love (Is Hard on the Knees)” foi o primeiro hit desse álbum:
16 – A baladinha “Hole In My Soul” também despontou em “Nine Lives”:
17 – “Pink” é outra música do último álbum que o Aerosmith lançou no Século XX:
18 – O álbum “Just Push Play” (2001) ganhou o disco de platina nos EUA principalmente graças à faixa “Jaded”, que ficou no Top 10 do país naquela época:
19 – “Fly Away From Here” foi outro sucesso vindo de “Just Push Play”:
20 – Por fim, temos uma das músicas mais bem sucedidas da banda: “I Don’t Want To Miss A Thing”, principal música da trilha sonora do filme “Armageddon” (1998). Achou que eu fosse deixar essa fora da lista? É claro que não. 😎
Vale lembrar que o show do Aerosmith no São Paulo Trip, na noite de 24/09 (domingo), terá abertura da banda Def Leppard. Os ingressos ainda estão à venda. Clique aqui para comprar o seu ou saber mais sobre essa e as outras três noites do festival, que deve lotar o Allianz Parque.