24 motivos para amar o bairro da Liberdade

24 motivos para amar o bairro da Liberdade

A Liberdade, nosso bairro oriental por excelência, faz parte do imaginário paulistano com suas lanternas vermelhas nas ruas – que deixam qualquer pessoa encantada e amantes da cultura japonesa maravilhados.

No início do século passado, os imigrantes japoneses foram ocupando a região, que hoje está repleta também de coreanos e chineses. Confira uma lista com 24 dicas para aproveitar melhor o seu passeio quando estiver por lá:

1. Ainda que seja japonesa na origem, a Liberdade é a também nossa Chinatown. Chineses e coreanos são encontrados no bairro com facilidade onde deixam suas marcas na arquitetura, no comércio e na cultura do local.

2. O bairro é um dos mais turísticos da cidade, repleto de cantinhos para tirar lindas fotos.

3. O bairro já foi cenário de filme, o longa Estação Liberdade, de Caio Ortiz, mostra situações quase surreais na área. Conta a história de Mario Kubo, um trintão insatisfeito no trabalho e no casamento, que passa momentos de inesperadas aventuras, inclusive sexuais.

4. A Feira da Liberdade, que rola aos fins de semana, é uma das mais famosas de São Paulo. Nas barracas, dá para encontrar bugigangas em geral, mas o que mais atrai multidões são as barracas de comida, com yakissoba, tempurá e guioza, entre outras pedidas típicas – e outras nem tanto, caso do acarajé e da cocada.

5. No último dia do ano, o festival Moti Tsuki acontece para celebrar a chegada do novo ano. Na festança, há apresentação de percussão e são distribuídos motis, os bolinhos de arroz que os japoneses acreditam trazer prosperidade.

6. A Liberdade abriga ainda outras festanças japonesas durante todo o ano. Em julho, por exemplo, tem o Tanabata Matsuri, onde as ruas ficam decoradas e, em bambus, o público pendura papéis com desejos. Em abril, o Festival das Flores (ou Hanamatsuru) comemora o nascimento de Buda.

7. Todo ano em maio rola o Campeonato de Sumô da Liberdade. De diferentes lugares do país, participam mais de 200 atletas a cada edição.

8. A comunidade chinesa também faz suas festas no pedaço. Dança, comida típica e música têm vez no Ano Novo Chinês, com dois dias de comemoração. O desfile do dagrão é o ponto alto.

9. Sem contar as festividades, dá para comer bem nos restaurantes chineses do bairro. Fazem bonito as tiras de lombo ao molho de alho, salsão e pimentão do Taizan e o macarrão em caldo de frutos do mar e carne suína do Rong He.

10. Também há um bom coreano no bairro – e bem “friendly” aos não iniciados. Trata-se do Portal da Coreia, onde cardápio ilustrado e bem explicado sugere pratos como o bul go gui, churrasco de contrafilé temperado por um molho adocicado.

11. No Museu Histórico da Imigração Japonesa, mais de 100 000 objetos, fotografias e documentos sobre a vinda dos japoneses ao país se espalham pelo prédio da Rua São Joaquim.

12. Na mesma via, o Templo Busshinji acolhe aqueles que buscam a tradição do zen-budismo. Ideal para quem quer se iniciar na meditação.

13. Aos amantes do relax: no Ofurô Zenigamê, encontram-se as tradicionais banheiras de madeira orientais à venda. Para aparelhos de massagem, o Yamaguchi Zen é o lugar.

14. Tem o Cine Joia, que já foi um cinema dedicado às produções japonesas que funcionou até os anos 80. Depois, virou igreja. No fim de 2011, foi reaberto com uma nova função: balada e casa de shows, com uma programação bacana. Isso não impede, porém, que vez ou outra filmes sejam exibidos no local.

15. Os fãs de cantoria se realizam nos diferentes karaokês que povoam o bairro. O mais famoso se chama Chopperia Liberdade, lugar de decoração kitsch onde senhores de olhos puxados se mesclam a jovens ocidentais para soltar o gogó.

16. Quem preferir uma botecagem de leve – e com intenções, digamos, “gourmets” – deverá ir ao Izakaya Issa. Enquanto bebe um saquê geladinho no balcão, mastigue o takoyaki, cremoso bolinho assado de polvo, bem leve.

17. Mesmo com clima quente, é certo que se formarão filas em frente às casas de lámen mais famosas da capital. Tanto no Aska quanto no Lámen Kazu, a especialidade é a tigela fumegante de massa em um caldo saboroso, um dos pratos mais procurados no bairro.

18. Fica por ali o mais antigo restaurante japonês de São Paulo. Com cinquenta anos de história, o Hinodê se situa na Rua Tomás Gonzaga e apresenta um extenso cardápio.

19. Há lojas que atraem os aprendizes de cozinheiro e donas de casa, como a Omiyague, que vende cacarecos como descascador para fazer espaguete de legumes. Na Tenman-ya, entre os artigos típicos do Japão, destacam-se as afiadas facas japonesas e os hashis com estampas no cabo de madeira.

20. Comidinhas e ingredientes orientais – e de muitas outras nacionalidades – são vendidos nos mercados e mercearias da região, o que atrai muitas pessoas para a região também. A mais famosa mercearia é a Marukai, com estrutura de supermercado. Repousam nas gôndolas refrigeradas saquinhos com gengibre, nabo e raiz de lótus em conserva. Também são encontrados ali maruten (massa de peixe), guioza e grande variedade de pasta de missô.

21. Para os fãs de animes, situada em frente à Praça da Liberdade, a Livraria Sol conta com grande variedade de mangás (também em português), além de outras publicações em versão estrangeira.

22. Com jeitão de papelaria oriental, a seleção de produtos da Fancy Goods vai além das borrachinhas em formatos de comida chinesa e pino de boliche. Há lancheiras e marmitas estampadas, adesivos, guarda-chuvas coloridos e com estampas fofas.

23. Na área da estética e beleza, muita gente aparece nas lojas da Ikesaki, que tem produtos de beleza a preços mais baixos e separados por segmentos, como unhas, cabelo e depilação.

24. E pra terminar, vale a pena reservar alguns minutos para devorar um pastel crocante na Yoka, que fica na R. dos Estudantes, 37. Eleito um dos melhores de São Paulo.

Atualizado em 03/2021
Foto por Mariana Fernandes em Unsplash

Sobre o autor

Publicitária pelo Mackenzie, marketeira pela BSP, pesquiseira de profissão e curiosa por natureza.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/07/24-motivos-para-amar-o-bairro-da-liberdade/" width="100%" count="off" num="5"]