Dia Mundial do Rock: 28 bandas de rock de São Paulo – Parte 2

Dia Mundial do Rock: 28 bandas de rock de São Paulo – Parte 2

Dando continuidade à nossa singela lista (em ordem alfabética) de 28 bandas de rock de São Paulo, elaborada em comemoração ao Dia Mundial do Rock, vamos falar agora de mais 7 bandas da capital paulista e região metropolitana que fazem a cabeça de seus fãs no mundo underground. Se você ainda não viu a 1ª parte da lista, clique aqui e confira.

8 – Deb and the Mentals

Deb and the Mentals é uma banda formada por nomes já conhecidos da cena independente paulistana e nacional: Deborah Babilônia, Stanislaw Tchaick, Guilherme Hipólitho e Giuliano Di Martino, veteranos que fizeram ou ainda fazem parte de outras bandas da cena. Com músicas em inglês, o quarteto imprime sua própria marca ao tocar, fazendo um som com muitos elementos do rock alternativo e uma pitada de punk rock. O grupo já tem o EP “Feel the Mantra” (2015) e o recém lançado álbum “Mess” (2017) em seu currículo, e foi uma das últimas bandas confirmadas no line-up do Oxigênio Hardcore Fest 2017, que acontece em agosto em São Paulo.

“Mess” é a faixa-título do 1º álbum do Deb and the Mentals, lançado em janeiro deste ano:

Facebook: facebook.com/debandthementals
Youtube: youtube.com/DebAndTheMentals

9 – Ego Kill Talent

O Ego Kill Talent é uma banda de rock de São Paulo que conta com músicos experientes vindos de grandes bandas, como Sepultura e Reação em Cadeia, e vem despontando no cenário internacional. Seu rock pesado, chegado ao heavy metal, vem carregado de uma sonoridade moderna de muita qualidade. O nome do grupo é uma versão curta da expressão popular “muito ego vai matar seu talento”. Seguindo a ideia de desconstruir o ego, os 5 músicos se alternam nos instrumentos e compõem as músicas juntos, formando uma identidade coletiva em oposição aos talentos individuais de cada um. Em 2016, o EKT participou de dois grandes festivais: o Lollapalooza Brasil daquele ano e o Maximus Festival, ambos realizados em São Paulo. Neste ano, o grupo tocou no Planeta Atlântida e integra o line-up do Rock In Rio, se apresentando no dia 24/09.

“Sublimated” é uma baita sonzera do Ego Kill Talent e exemplifica o sucesso da banda:

Facebook: facebook.com/egokilltalent
Site oficial: egokilltalent.com

10 – Fistt

O Fistt é de Jundiaí, cidade bem próxima a São Paulo, e faz um hardcore melódico “fomentado por letras sagazes e outra hora melancólicas”, segundo a própria banda. Formado em 1994, o grupo tem um currículo invejável: já se apresentou ao lado de gigantes do punk rock/hardcore mundial, como Bad Religion, Millencolin, Down By Law, Marky Ramone and The Intruders, Bambix, Shelter, No Use For a Name, além de ter tocado em inúmeros festivais do gênero, como o ABCPróHC e o Oxigênio Hardcore Fest, sendo que o último volta a ter a banda em seu line-up na edição de 2017. Atualmente, o grupo conta com 4 álbuns de estúdio, 1 álbum ao vivo e 1 EP, além de singles.

“Finais Iguais, Histórias Diferentes” (2001) é o álbum que revelou o Fistt para o cenário underground. A faixa “Minduim” é uma das razões disso:

Facebook: facebook.com/fistt
Site oficial: www.fistt.com.br

11 – Forgotten Boys

O Forgotten Boys  – que mistura rock alternativo e indie rock com pitadas de punk – surgiu em 1997 em São Paulo, quando dois amigos que cresceram ouvindo MC5, Stooges, Ramones e Johnny Thunders resolveram montar uma banda que refletisse o tipo de som que gostavam. O resultado foi uma fita demo. Já com mais integrantes, o 1º disco da banda, “Forgotten Boys”, foi lançado em 2000, ano em que o grupo fez uma turnê nacional com os suecos do Backyard Babies. Na sequência, foi gravado “Gimme More” (2003). Após algumas mudanças na sua formação e uma longa trajetória de shows e álbuns, o Forgotten Boys já dividiu palco com Marky Ramone, MC5 (que influenciou a banda), New York Dolls, The Mission, Stiff Little Fingers, The Donnas e várias bandas nacionais.

“Just Done” é um um dos últimos videoclipes da fase em que o Forgotten Boys cantava em inglês, já que a partir de meados dos anos 2000 o grupo começou a compor músicas em português:

Facebook: facebook.com/forgottenboys
Site oficial: www.forgottenboys.com.br

12 – Garage Fuzz

O Garage Fuzz é uma banda de punk rock/hardcore melódico formada na cidade de Santos em 1991  – inicialmente como um trio, que ganhou mais dois membros nos anos seguintes. Uma das bandas mais influentes do underground brasileiro durante as décadas de 1990 e 2000, o Garage Fuzz já fez turnês por todo o Brasil ao lado de grandes nomes internacionais, como Shelter, Down By Law, Fugazi, Face To Face e Seaweed. Com influências de Hüsker Dü, The Celibate Rifles e The Saints, o grupo possui uma extensa discografia, com álbuns de estúdio, álbuns ao vivo, splits e EPs. No próximo dia 15 (sábado), a banda faz no Centro Cultural São Paulo (CCSP) o show de lançamento do CD/DVD “Celebrating 25 Years”, que comemora o 25º aniversário do grupo. Os ingressos estão à venda.

“Fast Relief” é a música que dá nome ao mais recente álbum do Garage Fuzz, lançado em 2015:

Facebook: facebook.com/garagefuzz
Youtube: youtube.com/channel/garagefuzz

13 – Gritando HC

O Gritando HC foi formado oficialmente em São Paulo em 1995, mas desde 1992 já criava os primeiros acordes nas garagens dos amigos. O som do grupo resgata o peso e a energia do punk nacional do anos 80, aliado à vitalidade do hardcore americano, com letras que falam do movimento punk, revolta social e outros protestos. Desde suas primeiras apresentações em 1996, é comum para o Gritando HC encontrar casas lotadas com um público vibrante e cheio de energia, que fez a banda ter o devido respeito que tem hoje na cena underground, ao lado de outras bandas punks, como Olho Seco, Cólera, Flicts etc… O grupo é mais um que compõe o line-up do Oxigênio Hardcore Fest 2017, em agosto.

“Velho Punk” é faixa do 1º álbum do Gritando HC, que tem o falecido Donald, um dos fundadores da banda, como vocalista. Atualmente, a banda tem uma vocalista feminina (ótima, diga-se de passagem): a Lê, que já era do grupo.

Facebook: facebook.com/gritandohardcore
MySpace: myspace.com/gritandohcoficial

14 – Hateen

O Hateen é uma banda de hardcore melódico fundada em São Paulo em 1994. O grupo tem sete álbuns gravados, os quatro primeiros com todas as músicas em inglês. A partir do 5º álbum, “Procedimentos de Emergência” (2006), eles passaram a incluir no repertório músicas em português, influenciados pelo sucesso das composições feitas pelo vocalista e fundador da banda, Rodrigo Koala, para o CPM 22. O primeiro single de “Procedimentos…”,  a aclamada “1997”, dominou as rádios de rock em todo o país, e seu videoclipe bateu o 1º lugar do Top 20 Brasil da MTV Brasil, principal parada de videoclipes da TV. Por causa do álbum em questão, o grupo ganhou o prêmio de “Banda/Artista Revelação” do Video Music Brasil 2006, também da MTV. A formação do Hateen já passou por várias alterações, e atualmente Koala é o único membro original que permanece.

“1997” é o grande sucesso do Hateen, já na fase em que a banda começou a cantar em português também:

Facebook: facebook.com/HATEENOFICIAL
Youtube: www.youtube.com/user/HateenVEVO

Aguenta aí que daqui a pouco a gente posta a 3ª parte da nossa lista, com mais 7 bandas pra você conhecer ou relembrar! Stay tuned!

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/07/28-bandas-de-rock-de-sao-paulo-parte-2/" width="100%" count="off" num="5"]