Dia Mundial do Rock: 28 bandas de rock de São Paulo – Parte 3

Dia Mundial do Rock: 28 bandas de rock de São Paulo – Parte 3

Olha a gente aqui novamente, com a 3ª parte da nossa lista de 28 bandas de rock (em ordem alfabética) de São Paulo e arredores! Se você ainda não viu as duas primeiras partes, clique aqui.

15 – Huaska

Huaska é uma banda brasileira de rock alternativo radicada em São Paulo. A banda foi formada em 2002, com a ideia de tocar metal alternativo em português com elementos de música brasileira. Com um estilo característico, o Huaska combina new metal, hardcore e metal com gêneros brasileiros, como o samba de raiz e a bossa nova. Com essa proposta, a banda já “repaginou” grandes canções da MPB, como “Tristeza”, “Chega de Saudade” e “Trem das Onze”. Com uma temática comportamental e social, o Huaska tem um EP, “Mimosa Hostilis” (2003), e quatro álbuns lançados: “E Chá de Erva Doce” (2006), “Bossa Nenhuma” (2009), “Samba de Preto” (2012) e “Fim” (2016). 

“Samba de Preto” é uma música do Huaska que conta com participação especialíssima de Elza Soares:

Facebook: facebook.com/huaskaoficial
Site oficial: www.huaska.com

16 – John Wayne

O John Wayne faz uma interessante mistura de metal com hardcore. Fundada em 2009, a banda paulistana escolheu este nome como forma de protesto à violência, fazendo referência ao serial killer norte-americano John Wayne Gacy, também conhecido como “palhaço assassino”. As músicas do grupo, com letras em português, questionam cenários comuns do dia a dia brasileiro, como a miséria, fome e a crueldade humana. O grupo foi atração do Palco Sunset do Rock In Rio 2015 e é tido como uma das gratas revelações do metal nacional.

Com uma letra bem marcante, “Vida” exemplifica bem porque o John Wayne é considerado uma banda revelação do rock pesado:

Facebook: facebook.com/BandaJohnWayne
Site oficial: www.johnwayne.com.br

17 – La Raza

O La Raza está na estrada já há um bom tempo, com sua mistura que passeia por Suicidal Tendencies e Red Hot Chilli Peppers, hip-hop e elementos de música eletrônica. Desde 2016, a banda passa por um ótimo momento: tocou em eventos como o Goiânia Noise Festival, foi a banda escolhida para encerrar a edição brasileira do Go Skate Day, além de ter tocado também com nomes como o Papa Roach, Limp Bizkit, Planet Hemp, Raimundos, Sum 41 e Suicidal Tendencies. Recentemente, o La Raza foi escolhido para abrir o show do P.O.D. em São Paulo, em outubro, e está divulgando ao público seu mais novo álbum, “Bem-Vindos a La Raza”. Assim, a banda vem ganhando cada vez mais espaço e destaque no cenário nacional.

“Caos da Paz” é o primeiro single do álbum “Bem-Vindos a La Raza”:

Facebook: facebook.com/LaRazaOficial
S
ite oficial: bandalaraza.com

18 – Nem Liminha Ouviu

A banda paulistana Nem Liminha Ouviu é uma homenagem aos grupos brasileiros dos anos 80 que não estouraram na rádio, ou tiveram sucesso breve, mas deixaram fãs e marcaram seu tempo. Exemplos: Nau, Fellini, Violeta de Outono, Muzak, Cabine C, Gueto, Escola de Escândalo, 365 e Varsóvia, entre outras bandas. Assim, o grupo toca nos shows, entre outras coisas, músicas dessas bandas. Liderado pelo vocalista Tatola, o quinteto tem no nome uma brincadeira com Liminha, o principal produtor do rock brasileiro daquela época. O NLO já participou de duas edições do Lollapalooza Brasil: 2013 e 2015, do Porão do Rock 2012 e do Maximus Festival deste ano, além de já ter tocado com o Bad Religion.

A música “Não Tem Perdão” é um manifesto do grupo contra os desmandos da política nacional:

Facebook: facebook.com/nemliminhaouviu

19 – Paura

O Paura é uma banda de São Paulo que faz uma mistura única entre hardcore e metal. Imagine um cruzamento entre Sepultura e Sick Of It All, ou entre Slayer e Bad Brains, e você irá entender. É uma banda com o espírito do “Do It Yourself” (“faça você mesmo”) e da ética do hardcore com a ofensividade e o peso do metal. Fundada em 1995, a banda lançou cinco álbuns, dois EPs e um DVD ao vivo, e é uma das mais representativas do cenário hardcore brasileiro. O Paura tem vasta experiência em turnês nacionais e internacionais, tanto pela Europa quanto na América do Sul, além de ter feito uma recente visita ao Japão, onde tocou e fez ainda mais fãs.

Todo o peso que o Paura põe em sua sonoridade pode ser conferido em “Worthless Progress”:

Facebook: facebook.com/paura3rdworld
Youtube: youtube.com/user/paura3rdworld

20 – Project46

Banda de heavy metal paulistana, o Project46 começou em 2008 como uma banda tributo a Slipknot com o nome de Kroach, e só depois adotou o nome atual. A banda lançou em 2009 um EP em língua inglesa chamado “If You Want Your Survival Sign Wake up Tomorrow”, com 4 canções. Seu 1º álbum de estúdio – já com músicas em português -, “Doa a Quem Doer”, foi lançado em 2011. Em 2012, o Project46 fez seu primeiro show internacional, convidado a se apresentar no Maquinaria Festival no Chile, onde tocaram também Stone Sour e Slayer. Em 2013, a banda se apresentou no festival Monsters of Rock, em São Paulo. Depois de lançar o álbum“Que Seja Feita a Nossa Vontade” (2014), o grupo alçou voos gigantescos com shows lotados e participação nos maiores festivais do Brasil, como o Rock In Rio, o Maximus Festival, o Abril Pro Rock e o Porão do Rock. Atualmente, o Project46 está com um projeto para a gravação de seu 3º álbum com a ajuda dos fãs.

A pesadíssima “Acorda Pra Vida” é do 1º álbum do Project46, “Doa a Quem Doer”:

Facebook: facebook.com/Project46
Site oficial: project46.com.br

21 – Questions

Amigos de bairro desde adolescentes se viram insatisfeitos com as opções que tinham, vivendo na periferia de São Paulo. As oportunidades de estudo, trabalho e futuro pareciam pequenas demais… Assim nasceu o Questions. A banda tomou forma em 2000, com a intenção de espalhar pelo mundo os valores que os integrantes aprenderam na rua, inspirados por outras bandas de hardcore, gênero que a banda toca com tanta maestria. Hoje, muito tempo depois, o Questions já tem um considerável material gravado, fez tour pela Europa e dividiu o palco com bandas como Sepultura, Agnostic Front, Sick of it All, Madball, Shelter, Caliban, Terror, Ratos de Porão e outras. Quer mais? Então, toma: o Questions lançou recentemente um DVD ao vivo, chamado “We’re Not Alone”.

“Out Of Society” é uma das tijoladas do Questions:

Facebook: facebook.com/questionsbr
Site oficial: questions.com.br

Tá acabando… mas ainda tem a última parte!

Daqui a pouquinho, a gente mostra pra você a 4ª e derradeira parte da nossa lista de 28 bandas de rock de São Paulo, guenta aí!

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/07/28-bandas-de-rock-de-sao-paulo-parte-3/" width="100%" count="off" num="5"]