9 museus gratuitos em São Paulo

9 museus gratuitos em São Paulo

Nem só de correria vive a cidade de São Paulo. A capital também conta com diversos museus e exposições que cobram preços bem baixos e podem ser visitados gratuitamente durante alguns dias da semana. Saiba quais lugares visitar se você quer fazer um passeio cultural sem precisar gastar:

#01 Pinacoteca

O museu de artes visuais foi construído em 1900 e é o mais antigo museu de arte de São Paulo, contando com um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, especialmente obras dos séculos XIX e XX.
Gratuidade: Sábados (o dia todo) e quintas-feiras (das 17h às 22h).
Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz
pinacoteca.org.br

#02 Memorial da Resistência de São Paulo

Quem gosta de história não pode deixar de visitar o museu, que preserva as memórias da resistência e repressão política do estado de São Paulo no período da Ditadura Militar. O edifício, que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Deops/SP), conta com cartas de presos políticos e mostra as celas onde eles eram mantidos na época ditatorial.
Gratuidade: Todos os dias da semana.
Endereço: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia
http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/

#03 Museu de Arte Moderna

Uma das mais importantes instituições culturais do Brasil localiza-se sob a marquise do Parque Ibirapuera – ou seja, além de aproveitar o museu, ainda dá pra passar o restante da tarde no parque. O MAM divulga obras da arte moderna e contemporânea, além de contar com exposições e atividades culturais.
Gratuidade: Sábados.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana
mam.org.br

#04 Museu Afro Brasil

Um museu histórico e artístico que apresenta exposições que abordam o universo cultural do negro no Brasil. Projetado por Oscar Niemeyer, conta com um acervo de aproximadamente 6 mil obras, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a diáspora africana e a escravidão.
Gratuidade: Sábados
Endereço: Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
www.museuafrobrasil.org.br

#05 Museu da Casa Brasileira

Especializado em design e arquitetura, a mansão da década de 40 expõe uma coleção de mobílias do século XVII ao XXI e promove mostras temporárias, debates, palestras, cursos e oficinas. Além disso, a parte de trás do museu tem um lindo jardim para os visitantes relaxarem.
Gratuidade: Sábados, domingos e feriados.
Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
www.mcb.org.br

#06 Museu da Imagem e do Som

Com certeza você já ouviu falar nos diversos shows, festas e feiras que acontecem no MIS. Além dos eventos, o museu aborda temas ligados à arte, imagem e som, como música, cinema e fotografia.
Gratuidade: Terças-feiras.
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa
www.mis-sp.org.br/

#07 Museu da Imigração

A memória dos imigrantes que chegaram ao Brasil permanece viva no Museu da Imigração, que fica no tradicional bairro Brás. O edifício é um patrimônio histórico e tem um jardim de quase 3.000m².
Gratuidade: Sábados
Endereço: R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca
museudaimigracao.org.br

#08 MASP

Todo paulistano já admirou de longe a arquitetura do MASP, mas nem todos já viram suas exposições. Que tal aproveitar o dia de gratuidade para conhecer o mais importante museu da América Latina, que reúne 8000 obras em seu acervo?
Gratuidade: Terças-feiras.
Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista
masp.org.br

#09 Museu do Futebol

Os apaixonados por esse patrimônio nacional não podem deixar de visitar o Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu e conta com atrações multimídia e interativas. Fotografias de grandes jogadores e um extenso material em vídeo são disponibilizados na exposição.
Gratuidade: Sábados.
Endereço: Praça Charles Miler, s/n – Pacaembu
museudofutebol.org.br

Compartilhe para divulgar um pouco mais a cultura e arte gratuita nos museus da cidade de São Paulo!

Atualizado em 02/2021
Foto de Nani Carneiro em Wikimedia Commons

Sobre o autor

Canceriana, feminista, redatora, baterista e fotógrafa de celular. Paulistana nascida e criada que não perde uma festa de rua e até hoje fica impressionada com a beleza da cidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/07/museusgratuitosemsp/" width="100%" count="off" num="5"]