Documentários sobre São Paulo para assistir e continuar amando a cidade

Documentários sobre São Paulo para assistir e continuar amando a cidade

Quem é paulistano não desiste desse lugar, não é mesmo? A gente separou alguns documentários para você conhecer as facetas da cidade mais a fundo.

São Paulo tem muita história boa pra contar e algumas histórias já contadas estão bem escondidas, por isso fizemos esse apanhado  pra você curtir o final de semana vendo esses contos.

Guerra dos Paulistas 

Esse é pra quem gosta de história. O documentário, produzido em 2002, conta a historia da revolução constitucionalista (1932) com linguagem acessível e fotografia convidativa ao público que começa agora sua curiosidade com documentários para não ficar com o pé atrás. A produção aborda as perguntas que todos fazemos sobre essa revolução. Porque ela aconteceu? Como ela acabou? E detalhes do conflito também são mostrados. Confira aqui.

Paulista Aberta

Esse documentário bem levinho sobre a avenida mais badalada da cidade mostra o primeiro aniversário da Paulista aberta ao público nos domingos. A discussão aqui é o que mudou com a decisão da antiga prefeitura de deixar o local aberto; mobilidade urbana, junção das classes e luta popular são os assuntos recorrentes. Você pode assistir aqui.

Samba a Paulista

Vários sambistas são entrevistados nesse documentário simples sobre o samba paulistano e o quanto ele é amado pelos seus sambistas. Assista aqui.

São Paulo em Movimento

Documentário feito pela STV que descreve a evolução do transporte público na Capital. O legal de assistir esse documentário é perceber como as coisas já mudaram desde que esse documentário foi feito. O destaque do apanhado é o metrô de São Paulo que desde a época que ele foi ao ar já conseguia atender as demandas dos usuários e virava o transporte favorito dos trabalhadores. Assista nesse link.

Sinfonia Urbana

Aqui, São Paulo é descrita como uma personagem e com a ajuda de muita trilha sonora e personagens que tem relações diferentes com São Paulo a gente vai observando como a maior cidade do mundo vence o conceito de ser quadrada com suas peculiaridades. Confira.

Conta pra gente nos comentários quais você já viu, conhecia ou quais faltaram na lista. Quem sabe rola uma parte 2!

Atualizado em 03/2021
Foto por sergio souza em Pexels

Sobre o autor

Paulistana, jornalista e taurina. Amante das séries e da cultura pop.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/08/documentarios-sobre-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]