Documentários sobre São Paulo para assistir e continuar amando a cidade

Documentários sobre São Paulo para assistir e continuar amando a cidade

Quem é paulistano não desiste desse lugar, não é mesmo? A gente separou alguns documentários para você conhecer as facetas da cidade mais a fundo.

São Paulo tem muita história boa pra contar e algumas histórias já contadas estão bem escondidas, por isso fizemos esse apanhado  pra você curtir o final de semana vendo esses contos.

Guerra dos Paulistas 

Esse é pra quem gosta de história. O documentário, produzido em 2002, conta a historia da revolução constitucionalista (1932) com linguagem acessível e fotografia convidativa ao público que começa agora sua curiosidade com documentários para não ficar com o pé atrás. A produção aborda as perguntas que todos fazemos sobre essa revolução. Porque ela aconteceu? Como ela acabou? E detalhes do conflito também são mostrados. Confira aqui.

Paulista Aberta

Esse documentário bem levinho sobre a avenida mais badalada da cidade mostra o primeiro aniversário da Paulista aberta ao público nos domingos. A discussão aqui é o que mudou com a decisão da antiga prefeitura de deixar o local aberto; mobilidade urbana, junção das classes e luta popular são os assuntos recorrentes. Você pode assistir aqui.

Samba a Paulista

Vários sambistas são entrevistados nesse documentário simples sobre o samba paulistano e o quanto ele é amado pelos seus sambistas. Assista aqui.

São Paulo em Movimento

Documentário feito pela STV que descreve a evolução do transporte público na Capital. O legal de assistir esse documentário é perceber como as coisas já mudaram desde que esse documentário foi feito. O destaque do apanhado é o metrô de São Paulo que desde a época que ele foi ao ar já conseguia atender as demandas dos usuários e virava o transporte favorito dos trabalhadores. Assista nesse link.

Sinfonia Urbana

Aqui, São Paulo é descrita como uma personagem e com a ajuda de muita trilha sonora e personagens que tem relações diferentes com São Paulo a gente vai observando como a maior cidade do mundo vence o conceito de ser quadrada com suas peculiaridades. Confira.

Conta pra gente nos comentários quais você já viu, conhecia ou quais faltaram na lista. Quem sabe rola uma parte 2!

Sobre o autor

Paulistana, jornalista e taurina. Amante das séries e da cultura pop.

Comentários