Que tal um café? O café está no DNA dos paulistanos

Que tal um café? O café está no DNA dos paulistanos

São Paulo acorda cedo, em balcões lotados geralmente das padarias, ouvem-se pedidos de “médias”, “pingados” e cafés expressos. Ou então, depois do almoço, para dar aquele gás na volta ao expediente. Ou, ainda, no meio da noite, para todos aqueles que trabalham madrugada adentro conseguirem manter os olhos bem abertos.

Não importa onde, quando e nem como se chama, ele está presente na vida de muitos paulistanos. O famoso cafezinho, tão essencial na vida cotidiana dos dias de hoje, está intimamente ligado à história da cidade.

Em tempos remotos, entre o séc. XIX e o séc. XX, o Brasil viu a produção cafeeira viver seu auge, justamente quando o maior produtor do país era o Estado de São Paulo. Com o dinheiro decorrente do chamado “ouro preto”, a capital enriqueceu e se modernizou, atraindo milhares de imigrantes europeus que queriam aproveitar o período de alto crescimento econômico. Muitas das características urbanas e arquitetônicas do Centro se deram nesse período, influenciadas pelo processo vivido pela cidade.

Foi nessa época que prédios icônicos surgiram no Centro. Construções como o Palácio da Justiça, o Edifício Guinle, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Largo do Café e o Edifício Martinelli foram erguidos. A região da Luz foi uma das que mais mudaram. Com a construção da estação da Luz, facilitando o escoamento do pó de café para Santos via transporte ferroviário, todo o entorno se modificou. Além da própria estação, outros locais viraram marco na cidade até os dias de hoje. Como o painel “Epopéia Paulista”, da artista Maria Bonomi, o Parque da Luz, a Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca, a estação Júlio Prestes e a Vila dos Ingleses, que servia de moradia para os trabalhadores ingleses da São Paulo Railway.

E, como não poderia deixar de ser, o café se tornou companheiro fiel dos paulistanos. Na vida, no campo ou na sala de casa para receber alguma visita, dando mais sabor às conversas e energia ao trabalho, o café era presença garantida nas mais diversas cozinhas.

Os hábitos mudaram, e a economia também. A riqueza em torno da bebida gerou um novo mercado. E, com isso, vieram as cafeterias. E em uma cidade em que o café é levado tão a sério como a capital paulista, para sobreviver na área ele tem que ser genuinamente bom.

No Centro, há cafeterias que fazem jus à tradição cafeeira da cidade, fazendo sucesso hoje onde a riqueza gerada pelo café foi materializada.
Para seguir os passos dos antigos cafeeiros e sues grãos pela cidade, confira os atuais pontos para se beber um bom café:

Largo do Café – Na região, localizada no cruzamento das ruas São Bento, Álvares Penteado, Rua do Comércio e Dr. Miguel Couto, concentram-se diversas cafeterias. Antigamente, este era o local onde o grão era comercializado.

Café Girondino – Encontra-se no centro da capital, ao lado da estação São Bento do metrô e em frente ao Mosteiro de São Bento, o Café Girondino possui três ambientes distintos: no térreo, café e lanchonete; no mezanino, o bar; e no piso superior, o restaurante.

Padaria Santa Tereza – Uma das padarias mais antigas de São Paulo, foi fundada pelos portugueses em 1872 e fica na Praça João Mendes.

Octavio Café – Localizado na Brigadeiro Faria Lima oferece aos visitantes diversos serviços, como cursos, espaço para eventos corporativos e sociais, além dos cafés tradicionais, e outros produtos que podem ser adquiridos e levados para casa.

Coffee Lab – É um laboratório de torra, degustação e preparo de cafés. Localizado na Rua Fradique Coutinho os clientes podem aproveitar os melhores cafés brasileiros e ainda podem tirar suas dúvidas e levar produtinhos para casa. A cafeteria também oferece cursos profissionais e educativos.

Urbe Café – Encontra-se na Consolação encanta turistas e paulistanos. Traz diversas opções de cafés, e até drinks e cervejas especiais. Os visitantes também contam com um cardápio recheado de quitutes deliciosos, como os famosos croque monsieur e o waffle com nutella e banana.

Sofá Café – Fica na Alameda Franca nos Jardins, procura surpreender com seus blends especiais. Em um ambiente aconchegante, oferece todo tipo de café. Afinal, cada pessoa tem um gosto específico. Os clientes podem escolher desde o café “conforto” até o “super especial”. A cafeteria também oferece cursos exclusivos, com turmas pequenas, e consultoria própria.

Endereços:

Octávio Café
End.: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2996 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3074-0110.
www.octaviocafe.com

Café Girondino
End.: Rua Boa Vista, 365 – Centro
(11) 3312-5260
www.cafegirondino.com.br

Coffee Lab
End.: Rua Fradique Coutinho, 1340 – Vila Madalena
Tel.: (11) 3375-7400.
www.coffeelab.com.br

Urbe Café
End.: Rua Antônio Carlos, 404 – Consolação
Tel.: (11) 3262-3943.
facebook.com/urbecafe

Sofá Café
Rua Bianchi Bertoldi, 130 – Pinheiros
Tel.: (11) 3034-5830
www.sofacafe.com.br

Atualizado em 02/2021
Foto por Emre em Unsplash

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/08/que-tal-um-cafe-o-cafe-esta-no-dna-dos-paulistanos/" width="100%" count="off" num="5"]