Aerosmith toca no SPTrip e mostra que continua o mesmo de sempre

Aerosmith toca no SPTrip e mostra que continua o mesmo de sempre

Foto: Piero Paglarin

Domingão, 24 de setembro. Terceiro dia de shows do São Paulo Trip, o festival que traz a São Paulo algumas das principais atrações do Rock In Rio e bandas convidadas. Após o Bon Jovi ter encantando seu público na noite anterior (leia aqui a resenha do show), ontem foi a vez de outro grande “dinossauro” do rock mundial desembarcar na cidade pra tocar no palco do Allianz Parque: o Aerosmith. Steven Tyler, Joe Perry e companhia são velhos conhecidos da casa, pois já tocaram por aqui algumas vezes.

Esse show do grupo na cidade teria a abertura especialíssima do Def Leppard, banda de hard rock que também possui uma longa carreira e uma fiel legião de fãs pelo mundo. A exemplo do Aerosmith, o Def Leppard tinha tocado no Rock In Rio poucos dias antes de vir pra cá.

Antes do relógio marcar 20h, o Def Leppard subia ao palco e encontrava no Allianz Parque algumas pessoas que, claramente, não só eram fãs da banda, mas também estavam lá exclusivamente para vê-la, deixando a banda principal para segundo plano. Os “tiozões” do grupo não decepcionaram esses fãs e fizeram um show vibrante, com um instrumental carregado nos solos de guitarra. Uma curiosidade: em 1984, o baterista Rick Allen sofreu um acidente de carro e teve seu braço esquerdo amputado, mas isso não o impediu de continuar tomando conta – e detonando – na bateria da banda até hoje. Os hits “Love Bites”, “Hysteria” e “Rock Of Ages” foram três das 14 músicas tocadas pelo grupo.

Def Leppard (foto: Piero Paglarin)

Assim que a apresentação do Def Leppard acabou, começou a expectativa pelo show do Aerosmith, que estava previsto para começar às 21h30. Porém, foi apenas por volta das 22h que o grupo subiu ao palco. Embalados, os músicos começaram com um de seus primeiros sucessos: “Let the Music do the Talking”, sucedido por “Love In An Elevator” e pela celebrada “Cryin'”. “Livin’ On the Edge” e “Rag Doll” foi o que veio na sequência. Então, a banda tocou dois covers de Fleetwood Mac: “Stop Messin’ Around” e “Oh Well”, emendando neles o sucesso “Crazy” e a baladinha tema do filme Armagedon, “I Don’t Want to Miss A Thing”, que fez todos cantarem em coro.

Em meio à execução das músicas, o grupo se mostrava bastante enérgico e animado, o que contagiou a galera. Tyler, por exemplo, conversou com o público e com Joe Perry várias vezes, falou num megafone (?!), fez caras e bocas e até se deitou no palco. Além disso, assim como (e até mais que) o Def Leppard, o Aerosmith também protagonizou momentos de grande riqueza instrumental, mostrando o talento de seus músicos.

Foto: Ricardo Matsukawa / Mercury Concerts

O setlist não foi longo: 15 músicas, incluindo os covers de Fleetywood Mac e uma versão de “Come Together”, dos Beatles. “Dream On”, tocada quando a banda voltou ao palco após uma breve parada, era uma das canções mais esperadas da noite. Steven Tyler a cantou enquanto tocava piano, e Joe Perry até subiu e ficou de pé em cima do instrumento em determinado momento. O fechamento do show ficou por conta de “Walk This Way”, outra música bem conhecida.

Pra não falar que tudo são flores, talvez tenha faltado na apresentação outras músicas também bastante conhecidas, como “Janie’s Got A Gun”, “Amazing”, “Hole In My Soul” e “Falling In Love (Is Hard On the Knees)”. Mas são ausências que nem de longe arranham a brilhante performance dos tiozinhos.

Foto: Ricardo Matsukawa / Mercury Concerts

No geral, podemos dizer que os músicos do Aerosmith – principalmente Steven Tyler e Joe Perry – , no palco, não parecem ter a idade que têm, pois mostram uma vitalidade e uma energia invejável a qualquer banda que esteja começando agora. Porém, sua experiência de quase 50 anos de estrada fica evidente quando eles não deixam a peteca cair nem por um segundo. Coisa de quem realmente sabe fazer shows com maestria.

Confira o setlist completo executado pelo Aerosmith no São Paulo Trip:

1- Let the Music Do the Talking
2 – Love in an Elevator
3 – Cryin’
4 – Livin’ on the Edge
5 – Rag Doll
6 – Stop Messin’ Around (Fleetwood Mac cover)
7 – Oh Well (Fleetwood Mac cover)
8 – Crazy
9 – I Don’t Want to Miss a Thing
10 – Mama Kin
11 – Come Together (The Beatles cover)
12 – Sweet Emotion
13 – Dude (Looks Like a Lady)

Após breve parada:
14 – Dream On
15 – Walk This Way

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2017/09/aerosmith-toca-no-sptrip-e-mostra-que-continua-o-mesmo/" width="100%" count="off" num="5"]