Exposição “Quadrinhos” fica em cartaz no Museu da Imagem e do Som até 2019

Exposição “Quadrinhos” fica em cartaz no Museu da Imagem e do Som até 2019

Em exibição de 14/11/2018 a 31/03/2019, a megaexposição “Quadrinhos” apresenta uma ampla retrospectiva da 9ª Arte contada através de revistas, artes originais e itens raros dos diversos gêneros das HQs – super-heróis, infantis, terror, aventura, romance, mangá, faroeste e muitos outros – em ambientes temáticos e imersivos que ocupam todas as áreas do Museu da Imagem e do Som (MIS), apresentando também a influência das HQs na cultura pop e em outras mídias, como cinema, rádio e TV. A exposição também conta com uma extensa programação paralela com diversas atividades para adultos e crianças, incluindo curso, oficina, cinema e bate-papo com artistas.

Realizada pelo MIS, Quadrinhos conta com curadoria de Ivan Freitas da Costa (sócio-fundador da CCXP e da Chiaroscuro Studios) e projeto expográfico da Caselúdico, parceira do MIS em outras exposições, como “O Mundo de Tim Burton”, “Silvio Santos Vem Aí!” e “Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição”.

“A origem da arte sequencial remonta à primeira forma de comunicação do ser humano, que desenhava nas paredes das cavernas para registrar e ajudá-lo a entender o mundo à sua volta. Na exposição, apresentamos um amplo panorama dos personagens, criadores e expressões dos quadrinhos no mundo todo de uma perspectiva brasileira, contada através de centenas de itens, a grande maioria deles jamais expostos no país”, destaca Ivan.

Para chegar aos mais de 600 itens que integram a exposição, a curadoria levou 18 meses em pesquisas em diversos acervos. Além do próprio curador, cederam peças para a exposição diversos colecionadores e artistas, como Angeli, Laerte e Ziraldo.

Entre os itens expostos, o público poderá ver de perto raridades como a revista com a primeira aparição de Luluzinha, publicada na The Saturday Evening Post em 1935; a edição número 1 de O Pato Donald (1950); uma arte original da personagem de quadrinhos eróticos Valentina desenhada pelo seu criador, o italiano Guido Crepax; um exemplar da revista Giant-Size X-Men 1 (1975) e uma ilustração original de The Spirit, que traz o personagem mais conhecido de Will Eisner. “Quadrinhos” também conta com um desenho do personagem Garfield feito por Jim Davis exclusivamente para a exposição e um vídeo com o criador do gato mais famoso das tirinhas fazendo o desenho.

Entre os destaques nacionais, está uma edição do jornal O Mosquito (1873) com capa de Angelo Agostini, desenhista ítalo-brasileiro que teve intensa atividade em favor da abolição da escravatura no Brasil. A curadoria também teve acesso a desenhos originais de Ziraldo e Glauco. Entre os itens expostos, estão um desenho feito a mão feito por Ziraldo com personagens de A Turma do Pererê e um caderno de esboços de Glauco com artes originais para a edição nº 1 da revista Geraldão.

Os ingressos antecipados para a exposição “Quadrinhos” no MIS está à venda no site da Ingresso Rápido. Confira abaixo as informações completas.

Serviço

Quando?

De 14/11/2018 a 31/03/2019 | Terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 09h às 18h. A permanência no espaço expositivo é de até duas horas após o último horário.

Onde?

MIS - Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 - Jd. Europa)

Quanto Custa?

R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia-entrada). Clique em "Acesse o site" para escolher a data e horário de sua preferência e comprar seu ingresso.

Classificação:

Livre

Mais Informações:

Importante: com base na Portaria 1.189/2018, somente poderão entrar na sala Quadrinhos eróticos pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, ou adolescentes com idade igual ou superior a 16 anos, desde que tenham autorização assinada pelos pais, tutores, curadores ou responsáveis ou pela presença do acompanhante legal. É necessário apresentar um documento com data de nascimento e foto na recepção do Museu. Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2018/11/exposicao-quadrinhos-fica-em-cartaz-no-mis/" width="100%" count="off" num="5"]