FAB LAB LIVRE SP: inovação e tecnologia acessíveis a todos

FAB LAB LIVRE SP: inovação e tecnologia acessíveis a todos

Em pleno século XXI, a tecnologia e as ideias inovadoras mais do que nunca são aliadas para trazer melhoras para nossa vida em sociedade. A acessibilidade a esses recursos deve ser facilitada e democratizada sempre que possível, para que todos possam usufruir das experiências e benefícios que eles proporcionam. A rede FAB LAB LIVRE SP é uma iniciativa exemplar em relação a esse tema.

FAB LAB LIVRE SP é uma rede de laboratórios públicos – espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos os interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento e do uso de ferramentas de fabricação digital, o projeto FAB LAB LIVRE SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos, em diferentes escalas.

Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os FAB LABs LIVRE SP ainda contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.

Frutos de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social – ITS BRASIL, os FAB LABs LIVRE SP são abertos e acessíveis a todas as pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou pessoais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas.

São oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. Através de um processo humanizado, as atividades de ensino estimulam a construção coletiva de ideias. Os FAB LABs LIVRE SP democratizam o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à população ferramentas tecnológicas de última geração e vivências em grupo em um ambiente colaborativo e inovador. Além disso, ainda objetivam fomentar o desenvolvimento de ideias que beneficiam a comunidade e o surgimento de novas oportunidades profissionais.

Hoje, ao todo, são doze laboratórios que integram a Rede Publica de Laboratórios de Fabricação Digital, abrangendo todas as regiões da capital paulista. Saiba mais sobre o projeto, os cursos oferecidos e os endereços dos laboratórios FAB LABs LIVRE SP acessando o site oficial: fablablivresp.art.br.

Fonte: FAB LAB LIVRE SP

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2019/01/fab-lab-livre-sp/" width="100%" count="off" num="5"]