Memorial da Resistência completa 10 anos amanhã

Memorial da Resistência completa 10 anos amanhã

25 de janeiro é a data que marca o aniversário de São Paulo, mas, além da cidade, um dos inúmeros museus que fazem da capital paulista uma grande referência em cultura também comemora aniversário no mesmo dia: o Memorial da Resistência (Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia), que amanhã completa 10 anos.

Para celebrar, o Memorial preparou eventos especiais que serão realizados nesta sexta-feira comemorativa: às 13h, acontece o lançamento e a distribuição de exemplares do livro “Memorial da Resistência 10 anos: Presente!”; além disso, serão promovidas no espaço expositivo, com entrada gratuita, duas sessões (às 15h e às 17h) da peça “Lembrar é Resistir”, com direção de Izaías Almada. Ambos os eventos são abertos para todas as idades.

O Memorial da Resistência
O Memorial da Resistência de São Paulo é uma instituição dedicada à preservação de referências das memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano (1889 à atualidade) por meio da musealização de parte do edifício que foi sede, durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, uma das polícias políticas mais truculentas do país, principalmente durante o regime militar.

O programa museológico do Memorial da Resistência está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda (documentação e conservação) e comunicação patrimoniais (exposição e ação educativo-cultural), orientados para os enfoques temáticos sobre resistência, controle e repressão política, por meio de linhas de ação que, atuando articuladamente, têm como objetivo fazer da instituição um espaço voltado à reflexão e que promova ações que contribuam para o exercício da cidadania, o aprimoramento da democracia e a valorização de uma cultura em direitos humanos.

Normalmente, o Memorial da Resistência fica aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita. Visite o site oficial: memorialdaresistenciasp.org.br/memorial.

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2019/01/memorial-da-resistencia-completa-10-anos/" width="100%" count="off" num="5"]