Vai morar sozinho? Confira algumas dicas para sobreviver!

Vai morar sozinho? Confira algumas dicas para sobreviver!

Começo de ano, muita gente está chegando em SP agora para começar uma nova vida. Uma faculdade, um trabalho novo ou até mesmo veio pra cá para correr atrás dos seus sonhos e está morando sozinho pela primeira vez. Nesse momento, em que finalmente saímos da casas dos nossos pais, passamos a ter responsabilidade integral com a organização da casa. Tantas novidades podem causar algum desespero no início, mas com um pouco mais de experiência, uma hora a gente se acostuma.

Para ajudar nesse processo separamos algumas soluções que vão ajudar com os “problemas” mais comuns da vida solo, simplificando o seu dia a dia e sem estourar o seu orçamento:

Arriscar-se na cozinha

Cozinhar é um dos grandes desafios de quem está morando sozinho pela primeira vez. A boa notícia é que, quando se trata de comida, não existem muitas formas de errar e, se você cozinhar em casa, vai economizar uma boa grana, melhorar suas habilidades e ser muito mais saudável.

Alguns alimentos são verdadeiros coringas para uma dieta equilibrada e saborosa, como arroz, macarrão e legumes. As carnes são fáceis de serem preparadas, basta grelhar para que elas fiquem deliciosas. Frutas e castanhas são práticas para um petisco rápido ao longo do dia.

Ao cozinhar, fique atento ao prazo de validade dos itens. A maioria pode ser congelada para que você possa comer no dia que está sem tempo, porém, outros apresentam consumo imediato ou dentro de poucos dias.

Organizar o pagamento das contas

Pagar as contas em dia representa uma boa economia a ser feita com juros e multas, além de garantir que você não vai ficar sem os serviços essenciais, como energia elétrica e celular.

Se for possível, coloque todos os pagamentos no modo débito automático. Agrupá-los para a mesma data ou datas próximas, que coincidem com o recebimento do seu salário, é uma forma eficiente de evitar dívidas.

Coloque lembretes no celular ou na geladeira para conferir se todos os pagamentos realmente caíram no dia certo e, em caso negativo, resolva a situação imediatamente.

Aprender a arrumar a casa

Uma casa limpa e organizada traz muito mais qualidade de vida e até mesmo saúde. Você será o responsável por garantir esses efeitos positivos, mas não se preocupe, pois não é preciso de muito esforço.

Comece a arrumação adquirindo bons hábitos diários. Não acumule louça suja, retire o lixo das lixeiras, arrume a sua cama, se tirar algum item do lugar, devolva o mais rápido possível e, se não usar mais algum item, faça uma doação ou jogue fora.

Uma vez por semana, faça uma faxina na casa. Passar a vassoura no piso, remover o pó dos móveis e objetos e lavar cozinha, banheiro e área de serviço já vão deixar a casa limpa por mais tempo.

Periodicamente, faça uma faxina mais pesada, daquelas em que você arrasta todos os móveis, limpa a geladeira e o fogão, providencia a lavagem de tapetes e cortinas, passa um pano dentro dos armários e assim por diante.

Assinar um plano de lavanderia

Separar, lavar, secar, passar e dobrar as roupas toma muito tempo e dá trabalho. Por isso, quase sempre é vista como a tarefa doméstica mais detestada por qualquer morador.

Para simplificá-la e, ainda, garantir a higiene e a qualidade de todas as peças que você possui no guarda-roupas, assine um plano de lavanderia com a Lava e Leva. Fica mais barato do que levar tudo em uma lavanderia convencional e é muito mais prático do que lavar roupa em casa.

A empresa coleta as suas roupas, se responsabiliza por todo o processo de limpeza e devolve apenas depois de passar e dobrar uma por uma. A única tarefa que sobrará para você é guardar de acordo com a sua organização no armário.

Contrate serviços profissionais de confiança

Inevitavelmente, uma vez ou outra você precisará contratar um especialista para complementar habilidades que você não possui, como um eletricista ou um encanador. Saber onde procurá-los é muito importante para economizar e ter um serviço de qualidade na sua casa.

Se você mora em condomínio, muitas vezes o zelador pode se encarregar de pequenas tarefas. Caso contrário, converse com ele ou com vizinhos. Eles podem dar referências e passar os contatos de serviços na região.

Além disso, conte com a ajuda da internet para encontrar o especialista que você está precisando. Existem sites e aplicativos criados para esse fim, inclusive com os valores e com a avaliação de cada serviço para que você garanta o melhor custo-benefício para o seu lar.

Sobre o autor

Paulista da gema, jornalista formado pela UMESP que atua como assessor de imprensa. Amo a vida na cidade grande, mas também gosta da tranquilidade do campo. Cinéfilo, geek, amante de livros e das coisas que a natureza dá.

Comentários