Museu de Anatomia Humana da USP é aberto para visitação
Alunos, professores e demais interessados em entender um pouco mais sobre o corpo humano e suas curiosidades podem visitar o Museu de Anatomia Humana da USP, que conta com um acervo de peças anatômicas e livros de anatomia. A entrada para a visitação avulsa é gratuita (saiba mais: museu.icb.usp.br/avulsas). Para escolas e grupos, é cobrada uma pequena taxa (saiba mais: museu.icb.usp.br/escolas).
O espaço possui aproximadamente dois mil volumes, entre peças anatômicas preparadas e conversadas por diversos métodos. Todas as peças são divididas de acordo com os sistemas e aparelhos que compõem o corpo humano.
Para que professores possam trabalhar os conceitos com os estudantes, o museu mantém uma sala com peças anatômicas artificiais. Sua reserva técnica conta com aproximadamente 300 peças.
Os visitantes poderão conhecer também a área de coleção de crânios composta por 500 peças de indivíduos jovens e adultos de ambos os sexos. As peças são utilizadas em pesquisas relacionadas a diferentes áreas, como a Antropologia, a Odontologia e a Medicina legais.
O museu abriga também o espaço Cápsula Bovero, que reproduz parte do escritório do anatomista e onde está instalada uma das mesas de mármore que o Prof. Alfonso Bovero – fundador do museu – utilizava em suas aulas e dissecções.
Com obras originais raras, a biblioteca mantém livros como “De Humani Corporis Fábrica”, escrito por Adreas Versalius em 1543, e “Opera Omnia”, escrito por Regnier de Graaf em 1678. As obras não estão expostas ao público, por conta da deterioração, e se encontram disponíveis apenas para pesquisas especificas.
O Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero fica no Instituto de Ciências Biomédicas III – Cidade Universitária (Avenida Professor Lineu Prestes, 2415 – Butantã – São Paulo). O horário de visitação é de quarta a sexta-feira, das 13h às 16h. O telefone de contato para se obter mais informações é (11) 3091-7360.
Fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.