Tour guiado pelo Centro de São Paulo lembra mulheres históricas da cidade

Tour guiado pelo Centro de São Paulo lembra mulheres históricas da cidade

Neste mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher (08/03), o Pátio Metrô São Bento, juntamente com o Caminhos do Triângulo, homenageia as mulheres de São Paulo numa caminhada histórica. Em três sábados de março, o open mall oferecerá um tour guiado gratuito pela região do Centro, com um roteiro exclusivo para rememorar a presença das mulheres na formação da capital paulista.

Ao ouvirmos a história da nossa cidade, a figura do homem está, na maioria das vezes, em posições de protagonismo, e as mulheres são citadas como recolhidas em seus lares, recatadas e servis. Mas a verdadeira trajetória da cidade possui diversas personagens femininas muito importantes. Elas marcaram São Paulo com a sua força, destemor e criatividade.

O roteiro foi elaborado nas ruas do Triângulo Histórico e tem o objetivo de resgatar como estas mulheres viviam e quais foram seus papéis na formação desta cidade no aspecto social, educacional, cultural e até mesmo nos esportes. A história começa quando São Paulo ainda era uma aldeia indígena e vai até os dias atuais.

A caminhada histórica destacará figuras que até os dias de hoje se encontram presentes nas construções, monumentos, identidade e memória da capital, como: Bartira, Dona Ana Pimentel, Domitila de Castro Canto e Melo, Yolanda Penteado, Maria Augusta Saraiva e tantas outras mulheres conhecidas e anônimas.

Conheça a seguir o trajeto do tour e, mais abaixo, no box “Serviço”, outras informações sobre o passeio.

Trajeto: Largo São Bento; Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção – Igreja de São Bento; Praça Antônio Prado; Rua XV de Novembro; Pátio do Colégio; Solar da Marquesa de Santos; Rua Direita; Palacete Teresa Toledo Lara; Prédio Ouro para o Bem de São Paulo; Faculdade de Direito do Largo São Francisco; Praça do Patriarca; Rua Líbero Badaró.

Serviço

Quando?

09, 16, 23 e 30/03 (sábados), a partir das 11h. A distribuição de senhas por ordem de chegada começará 30 minutos antes do início da atividade.

Onde?

Ponto de encontro: Pátio Metrô São Bento, na Praça da Colmeia

Quanto Custa?

Gratuito (participação sujeita a lotação).

Classificação:

Livre.

Mais Informações:

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2019/03/tour-guiado-pelo-centro-de-sao-paulo-lembra-mulheres-historicas/" width="100%" count="off" num="5"]