5 tokusatsus que você pode assistir na telinha do seu celular

5 tokusatsus que você pode assistir na telinha do seu celular

Essa é pra quem tem mais de 30 anos e adora lembrar da infância!

Estão disponíveis em plataformas de streaming 5 saudosas séries japonesas que fizeram a cabeça de muitas crianças nas décadas de 80 e 90.

Os tokusatsus, como são chamados os seriados nipônicos que relatam a saga de um herói ou grupo de heróis na batalha contra vilões com as piores intenções possíveis, são geralmente divididos nas categorias metal heroes (heróis que, ao se transformarem, vestem armaduras metálicas) e super sentais (grupos de heróis nos quais cada membro veste um uniforme de cor diferente dos outros).

Produções comumente voltadas para o público infantil e infanto-juvenil, os tokusatsus fizeram grande sucesso no Brasil e alavancaram as audiências de canais de TV, como a extinta Rede Manchete, nas décadas citadas. O boom dos tokusatsus no país gerou ainda o surgimento de diversos produtos licenciados, como álbuns de figurinhas, bonecos de brinquedo e/ou colecionáveis e veículos em miniatura.

Tokusatsus via streaming
Buscando atingir um público mais saudosista, recentemente a Netflix tentou negociar com a Sato Company – distribuidora dos principais tokusatsus no Brasil – o direito de oferecer em sua plataforma alguns seriados japoneses, mas não houve acordo. Porém, nos últimos meses, para a alegria dos aficcionados por essas clássicas produções nipônicas, outras plataformas de streaming de vídeos anunciaram oficialmente a inclusão de alguns dos principais tokusatsus em seus catálogos.

Primeiro, no início deste ano, a PlayPlus (Android e iOS), plataforma de streaming pertencente à Record TV, inseriu Jaspion – um dos primeiros e mais bem-sucedidos tokusatsus no Brasil – em seu serviço. Em julho, foi a vez da Prime Video (Android e iOS), serviço de streaming da Amazon, disponibilizar “Policial de Aço Jiban”, “Jiraiya: O Incrível Ninja” e os super sentais “Esquadrão Relâmpago Changeman” e “Comando Estelar Flashman” no seu leque de opções. E o melhor: todos os títulos estão dublados em português e com as vozes clássicas que conhecemos! Vamos relembrar um pouco as histórias desses seriados:

Jaspion

Jaspion (divulgação)

Um garoto (Jaspion) sobrevive à queda da nave espacial em que seus pais morrem e é adotado pelo profeta Edin. O velho sábio acredita que Jaspion seja o guerreiro celestial que salvaria o universo de forças malignas.

Já adulto, Jaspion aceita seu destino e passa a utilizar os equipamentos que o pai adotivo lhe constrói, entre eles uma resistente armadura de metal e uma nave espacial que se transforma no robô gigante Daileon quando necessário. A missão do herói é tentar salvar a Terra do vilão Satan Goss (um robô enorme com visual nitidamente baseado em Darth Vader, da franquia Star Wars) e de seu filho McGaren, além de outros inimigos e monstros gigantes . A “mulher-androide” Anri e a extraterrestre Mia são aliadas de Jaspion na trama.

Clique aqui para acessar o PlayPlus e efetuar seu cadastro.

Jiraiya: O Incrível Ninja

Jiraiya (divulgação)

Toha Yamashi é discípulo e filho adotivo de Tetsuzan, representante do clã ninja Togakure. Para defender a localização de Pako, uma dádiva vinda dos céus considerada o “tesouro do século”, Toha veste a armadura de Jiraiya e manuseia sua Espada Olímpica para enfrentar ninjas de todo o mundo e impedi-los de se apossar de Pako para usar seu grande poder para o mal. Durante sua empreitada, o herói coleciona inimigos e aliados.

Clique aqui para ter acesso a “Jiraiya: O Incrível Ninja” no Prime Video.

Policial de Aço Jiban

Jiban (divulgação)

O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para salvar um cientista e sua neta de serem mortos por um monstro, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, que, ao se transformar, vestia uma armadura metálica, passando a combater o grupo maligno conhecido como Biolon. Claramente o tokusatsu foi inspirado no filme norte-americano “Robocop” (1987), tanto no começo da história (policial morre, é ressuscitado e ganha uma armadura de metal) quanto na própria armadura.

Clique aqui para ter acesso a “Policial de Aço Jiban” no Prime Video.

Esquadrão Relâmpago Changeman

Changeman (divulgação)

Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados por uma energia chamada “Força Terrena” e adquirem cada um os poderes de animais lendários: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix. Eles travam batalhas para salvar a Terra do Império Espacial Gozma, que quer dominar o planeta. O pirata espacial Buba, Shima, Gyodai e Gaata são personagens marcantes da série.

Clique aqui para ter acesso a “Esquadrão Relâmpago Changeman” no Prime Video.

Comando Estelar Flashman

Flashman (divulgação)

Cinco bebês são raptados da Terra por caçadores espaciais, mas são salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante 20 anos, os cinco foram criados e treinados por seus salvadores. Quando o quinteto descobre que o cruel Império Mess deseja dominar seu planeta natal, Jin, Dan, Go, Sara e Lu se unem para impedi-lo, formando o Comando Estelar Flashman.

Clique aqui para ter acesso a “Comando Estelar Flashman” no Prime Video.

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2019/08/5-tokusatsus-que-voce-pode-assistir-na-telinha-do-seu-celular/" width="100%" count="off" num="5"]