Jornada do Patrimônio 2019 celebra a história e a cultura de São Paulo

Jornada do Patrimônio 2019 celebra a história e a cultura de São Paulo

A edição deste ano será a maior desde a criação do evento

Parte do calendário integrado de eventos da cidade, a Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana será realizada nos dias 17 e 18 de agosto, com mais de mil atividades em cerca de 500 pontos de São Paulo. O evento convida a população para conhecer e explorar os pontos históricos e de memória e identidade da cidade.

A maior edição do evento desde sua criação celebra histórias, memórias, pessoas e lugares que traduzem o patrimônio histórico e cultural paulistano. A programação inova nas atividades e oferece mais de 400 roteiros históricos, 300 visitas a imóveis tombados, 210 oficinas e 50 sessões de cinema do Circuito Spcine, com documentários realizados com investimento da Secretaria da Cultura para o programa “História dos Bairros de São Paulo”.

A ação especial Expedição Fotográfica no Triângulo SP será lançada no dia 10 de agosto e desbrava o Centro antigo da cidade, convidando os participantes a lançar olhar sobre memórias, pessoas e lugares que traduzem o patrimônio histórico e cultural da cidade. O roteiro percorrido é formado pelo Largo São Bento, Largo São Francisco e Igreja Ordem Terceira do Carmo. Durante o passeio, historiadores narram curiosidades e histórias sobre cada local, enquanto os fotógrafos auxiliam nos registros.

A festa de lançamento desta edição do evento será realizada no Beco do Pinto (Largo Páteo do Colégio, 136B – Sé), no dia 16, a partir das 18h, com a Pratododia All Stars apresentando um repertório de reggae, ritmo registrado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Entre os destaques da programação, está o Grande Cortejo da Memória Paulistana, que no dia 17 percorre o Triângulo SP, criando um roteiro de memória conduzido pelo ator Pascoal da Conceição, que entra em cena como Mario de Andrade e apresenta personagens históricos, interpretados por grandes nomes da dramaturgia brasileira. Com dramaturgia de Bernardo Galegale, o espetáculo traz Beth Araújo como Marquesa de Santos, Kelly Campelo como Anita Malfatti, Cassio Scapin como Adorinan Barbosa, Laila Garin como Elis Regina, Leopoldo Pacheco como Plínio Marcos e Aílton Graça como Tebas, arquiteto negro e autor de alguns projetos como a torre da primeira catedral da Sé e elementos decorativos da fachada da Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Para saber mais sobre a Jornada do Patrimônio 2019 e conferir a programação completa do evento, acesse www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/2019.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2019/08/jornada-do-patrimonio-2019/" width="100%" count="off" num="5"]