Espetáculo histórico baseado em Bertolt Brecht volta à cartaz

Espetáculo histórico baseado em Bertolt Brecht volta à cartaz

“O que mantém um homem  vivo?” esteve em cartaz em períodos históricos marcantes para o Brasil

Entra em cartaz no fim desta semana, no Sesc Consolação, a peça teatral “O que mantém um homem vivo?“, inspirada em textos do dramaturgo, pensador e poeta alemão Bertolt Brecht (1898 – 1956).

“O que mantém um homem vivo?” é a nova montagem de roteiro elaborada por Renato Borghi e Estér Góes a partir de textos de Brecht, com canções de Kurt Weil, Hans Eisler, Paul Dessau e Jards Macalé.

Lançada em 1973 pelo Teatro Vivo, companhia que Borghi fundou com Góes, a peça logo se tornou referência por sua postura crítica em relação ao autoritarismo e aos seus efeitos sobre o indivíduo e a sociedade. Bondade, ciência, justiça, amor e outros valores caros à humanidade são dissecados sob o olhar dialético e o humor cáustico de Brecht. Afinal, o que mantém um homem vivo? Brecht pergunta, mas também responde: “Um homem é um homem e ele é muito difícil de destruir”.

A exemplo de “O Rei da Vela” e “Galileu Galilei” (ambos estrelados por Renato Borghi), que marcaram os anos 60 como obras que desafiaram a ordem ditatorial nascida com o golpe de 1964, “O que mantém um homem vivo?” teve protagonismo semelhante no início da década seguinte, período de censura e repressão violentas. Milhares de espectadores, entre eles, parte considerável da comunidade estudantil, lotaram salas teatrais, centros acadêmicos, quadras de esportes, em todo o país, de 1973 a 1975 (duração da primeira temporada nacional da peça), para comungar, junto aos atores, das reflexões de Brecht sobre a natureza do homem e suas contradições sociais. O Teatro era o grande fórum, era a praça pública onde o debate de ideias e a diversão se reforçavam.

Em 1982, às vésperas da redemocratização, “O que mantém um homem vivo?” foi remontada com dois novos diretores. No elenco, Renato e Estér mantiveram a parceria de sucesso da versão original. Os ventos de abertura que já sopravam sobre o país trouxeram novos significados às questões elaboradas pela peça.

Em 2019, “O que mantém um homem vivo?” se impõe, uma vez mais, como voz crítica diante de um quadro preocupante em que o Brasil está imerso. Atento ao momento que nosso país atravessa, o Teatro Promíscuo, companhia fundada por Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas em 1993, buscou em seus arquivos o roteiro original da peça, datilografado em meados dos anos da Ditadura Militar.

Os ingressos para a temporada de “O que mantém um homem vivo?” no Sesc Consolação já estão à venda pelo site do Sesc (neste link) e nas bilheterias das unidades Sesc SP. Confira abaixo as informações completas.

Serviço

Quando?

De 16/11 a 15/12; às quintas (21h), sextas (21h), sábados (21h) e domingos (18h).

Onde?

Sesc Consolação - Teatro Anchieta (Rua Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque)

Quanto Custa?

De R$ 12,00 a R$ 40,00. Clique em "Acesse o site" para conferir todos os valores e comprar seu ingresso.

Classificação:

14+

Mais Informações:

Pontos de venda de ingressos físicos: bilheterias de quaisquer unidades Sesc SP (verifique os horários da unidade mais próxima a você).

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2019/11/espetaculo-historico-baseado-em-bertolt-brecht/" width="100%" count="off" num="5"]