Museu do Ipiranga: visitação às quartas é gratuita mediante doação de alimentos

Museu do Ipiranga: visitação às quartas é gratuita mediante doação de alimentos

Em parceria com o programa Sesc Mesa Brasil, o Museu do Ipiranga (Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga) está promovendo desde o dia 3 de janeiro a segunda edição do Ação Contra a Fome, iniciativa que incentiva o público visitante do museu a doar alimentos no posto de arrecadação no local. Em 2023, foram arrecadadas 95 toneladas de alimentos.

Os visitantes devem levar os alimentos nos dias de acesso gratuito ao museu, às quartas-feiras dos meses janeiro e fevereiro. Podem ser oferecidos produtos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, óleo, café, leite em pó, sardinha em lata, milho em lata, ervilha em lata, molho de tomate e farinhas.

Os ingressos gratuitos às quartas-feiras são limitados e sujeitos a disponibilidade, com distribuição feita a partir das 10h, individualmente, por ordem de chegada e sem agendamento. Como o museu está recebendo uma grande demanda de visitantes nesse período de férias escolares, os bilhetes podem esgotar em pouco tempo.

Os alimentos arrecadados serão entregues às instituições sociais de São Paulo cadastradas e beneficiadas pelo programa Sesc Mesa Brasil, como centros para crianças e adolescentes, unidades de acolhimento para pessoas em situação de rua, instituições de convivência para idosos, entre outras.

Visitas

O acesso ao museu é gratuito para todos os públicos às quartas-feiras de janeiro e fevereiro (com a arrecadação de alimentos da Ação Contra a Fome), no primeiro domingo de cada mês e nos feriados do aniversário de São Paulo (25/1) e da Independência (7/9).

Para visitar o local em outros dias, o valor do ingresso é de R$30,00 (inteira), e a entrada pode ser comprada online pelo site da Sympla (neste link). Também é possível fazer a compra diretamente na bilheteria do museu, a partir das 9h, com ingressos limitados.

O público que não consegue ir presencialmente ao Museu do Ipiranga pode visitá-lo pela internet. O museu disponibiliza suas coleções através de uma plataforma online, com o objetivo de democratizar o conhecimento produzido dentro de suas dependências, dando acesso não só aos acervos salvaguardados pelo museu, como também a todas as pesquisas produzidas a partir deles. Especializado na história da sociedade brasileira, com ênfase na cultura material, o museu possui um acervo de cerca de 30 mil itens, entre pinturas, fotografias e cartazes, além de 25 mil objetos. Seu acervo digital está dividido em documentos iconográficos, textuais e tridimensionais.

Para saber mais sobre o Museu do Ipiranga e consultar as exposições em cartaz atualmente, os interessados podem acessar https://museudoipiranga.org.br.

Fonte: Jornal da USP

Foto de topo: Cecilia Bastos/USP Imagens

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2024/01/museu-do-ipiranga-visitacao-as-quartas-e-gratuita/" width="100%" count="off" num="5"]