FPF e clubes paulistas promovem incentivo para mulheres irem a estádios

FPF e clubes paulistas promovem incentivo para mulheres irem a estádios

Apenas 14% do público que frequenta os estádios do Campeonato Paulista de Futebol é feminino, aponta o Datafolha. Diante desse número, os 16 clubes participantes do torneio em 2020 e a Federação Paulista de Futebol (FPF) decidiram se unir em um movimento para ampliar a presença de mulheres nos jogos de futebol em São Paulo: o #ElasNoEstádio.

O conceito do movimento será o único tema de impacto social na competição em 2020 — a cada temporada haverá um mote específico. A ideia para este ano foi concebida a partir de duas pesquisas: uma quantitativa, do Datafolha, que apontou o baixo número de mulheres nos jogos; e outra, qualitativa, feita pelo Ibope/Repucom.

Encomendada a partir do desejo da Comissão de Comunicação e Marketing da FPF e Clubes em ampliar a presença feminina no futebol, esta última pesquisa foi realizada em dezembro, ouvindo três perfis de mulheres: as que não frequentam estádio, as que vão eventualmente e as assíduas nos jogos.

O resultado do levantamento do Ibope/Repucom indicou que o conceito familiar ou social de que o estádio não é local adequado para mulheres é um dos principais fatores para afastar o público feminino do futebol. E que, neste contexto, as mulheres entrevistadas relatavam que lhes faltava companhia ou incentivo de seu círculo social para frequentar os jogos.

Com este diagnóstico, FPF e clubes lançam o movimento #ElasNoEstádio, cujas primeiras iniciativas serão:

– Atendimento especial às mulheres nos estádios, para que possam relatar assédio, ofensas e violência. Nos jogos na capital, haverá, preferencialmente, delegadas para atender o público feminino;

– Abertura de um canal de comunicação exclusivo para mulheres darem sugestões, criticarem ou até mesmo denunciarem crimes ou ofensas: o e-mail [email protected];

– Incentivo a coletivos e grupos femininos para que possam ir juntas aos estádios.

Além destas ações iniciais, , FPF e os clubes idealizadores da ação mapearão mais iniciativas que serão desdobradas ao longo do ano, a fim de atender os anseios do público feminino e proporcionar uma experiência mais atraente às torcedoras.

Fonte: Federação Paulista de Futebol

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/01/movimento-elasnoestadio/" width="100%" count="off" num="5"]