6 lugares incríveis para você conhecer no bairro Santa Cecília

Com certeza você já deve ter escutado alguém falar que a Santa Cecília é um dos bairros mais alternativos e descolados da capital paulista. E, se ainda assim você estiver com dúvidas, estão aqui 6 dicas para lhe fazer ter certeza de que as afirmações estão corretas.

Localizada entre os bairros Barra Funda, República e Consolação, a Santa Cecília é conhecida, também, pelas suas ruas com cara de interior, o que a faz perder as características de um bairro central. 

Ao mesmo tempo, é cercada de bares e restaurantes, tornando-se uma boa representante da cidade que nunca dorme. Sim, a Santa Cecília não dorme! E os santa ceciliers, como são conhecidos seus moradores? Vai depender do gosto, afinal, a democracia impera! 

Amadores de chão de taco, adoradores de samambaias, ouvintes de Gil, Betânia e Caetano, colecionadores de vinil, possuidores de vitrolas, frequentadores das várias lojas de móveis antigos e admiradores da calçada da fama, tentam viver harmonicamente. 

E então, ficou interessado? Continue lendo o texto e anota já na lista do próximo tour!

#1 Ir a algum evento no Aparelha Luzia

Conhecido como maior quilombo urbano de São Paulo, o Aparelha é um centro cultural dedicado a enaltecer e preservar a cultura africana. 

Localizado no número 78 da Rua Apa, a mesma rua do famoso castelinho, o espaço recebe rodas de música, rodas de conversa, shows, peças teatrais, mostras de filmes dentre outras expressões culturais. Outro ponto alto é a culinária, que frequentemente oferece pratos africanos. 

Frequentado, majoritariamente por negros, o local já se posicionou de maneira tão eficaz na rota dos equipamentos de cultura da capital paulista que se tornou internacional, recebendo caravanas do Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso, Senegal, Angola, Cabo Verde e Nova York.

@aparelhaluzia

 

#2 Passar um dia ou uma tarde no Jardim do Centro

Que tal trabalhar no silêncio do campo, vendo as plantinhas e tomando um café? Sim, isso é possível! Cafeteria, loja de plantas e coworking, tudo praticamente no mesmo ambiente, mas organizado de maneira que todos vivam exatamente a experiência que procura, esse é o Jardim do Centro! Ele fica na Rua General Jardim, 494, na Vila Buarque. 

O horário de funcionamento depende do serviço a ser utilizado. A sala Semente, por exemplo, onde é instalado o coworking, fica aberta de segunda à sexta-feira das 9h às 19h, e a diária custa só R$ 20,00!

@jardimdocentro

 

#3 Almoçar no Sotero Cozinha Original

Que São Paulo é a cidade mais cosmopolita do país ninguém duvida. Aqui você pode tomar café na padaria alemã, almoçar no japonês e jantar no italiano. 

Porém, para os amantes da culinária brasileira, as opções também são vastas, o suficiente para não ser necessário ir até o Nordeste para experimentar a comida nordestina

O Sotero Cozinha Original é um dos melhores representantes desse tempero bem característico. Moqueca de camarão, de polvo, de peixe, caldo de sururu, acarajé, mais de 60 rótulos de cachaça são alguns dos itens que estão lhe esperando. Fica logo ali, no número 272 da Barão de Tatuí.

@soterocozinhaoriginal

#4 Andar no Minhocão

Conhecido popularmente como Minhocão, o Elevado Presidente João Goulart corta a Avenida São João, uma das principais ruas do centro, indo da Consolação até a Barra Funda. 

Fruto de uma grande polêmica política e social, pois ainda não decidiram se ele será derrubado ou transformado em parque, o viaduto virou point. Em cima dele os moradores correm, andam de bicicleta, fazem piquenique, roda de música, feirinhas e tudo o mais que a prefeitura liberar. 

De segunda a sexta feira, até às 21h, ele é aberto só para carros, mas a partir das 21h e aos finais de semana ele é todo seu, corre lá! 

E quando descer do viaduto, não se esquece de olhar as expressões artísticas pintadas em suas pilastras. As estações de metrô mais próximas são a Santa Cecília e a Marechal Deodoro. 

 

#5 Comprar um livro na Banca Tatuí

Se você gosta de livros e é um entusiasta da literatura independente, essa banca é para você! Caso nunca tenha lido um livro independente, pode ser a hora de começar! A Banca Tatuí é um espaço de publicações independentes criada pela editora Lote 42. 

Lá é possível encontrar publicações dos mais diversos gêneros, temas e editoras do país. O acabamento dos livros é um espetáculo à parte! Quadrados, retangulares, encadernados ou não, com vários tipos de papéis… 

Só a possibilidade de pegar cada preciosidade dessas já vale o passeio. Mas se quiser comprar, tem livros até de R$15,00.

Rua Barão de Tatuí, 275

 

#6 Fazer um tour pelos diversos brechós do bairro

A santa Cecília é um dos locais da região do centro com a maior concentração de brechós que existe. Assim, disposição para bater perna e garimpar é tudo o que você precisa ter. 

Só para você se localizar, desce na Estação Marechal Deodoro e segue sentido centro. Tem brechó na Avenida São João (Vários), Rua das Palmeiras, Rua Barão de Tatuí dentre muitas outras. Mas se seguir reto a São João, vai encontrar, pelo menos, uns cinco.

 

E então, de todas as dicas, conta pra gente qual a sua preferida e quais você irá colocar em prática.

Sobre o autor

Jornalista freelancer, apaixonada por pessoas e reportagens de fôlego. Trabalha com produção de conteúdo para web e está sempre atrás de um causo para contar. Adora o diferente e sente vontade de desbravar o mundo, seja de ônibus, bicicleta, avião, a pé ou de caminhão, seu veículo predileto. Natural de Salvador, há quatro anos aprende como sobreviver em São Paulo.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/02/6-lugares-incriveis-para-voce-conhecer-no-bairro-santa-cecilia/" width="100%" count="off" num="5"]