Programa que incentiva a cultura nas periferias abre inscrições para 2020

Programa que incentiva a cultura nas periferias abre inscrições para 2020

O programa VAI visa promover projetos culturais e artísticos em regiões periféricas da capital

Criado há 17 anos para fortalecer a potência criativa das periferias da cidade de São Paulo, o programa VAI tem um histórico significativo. Só nos últimos seis anos, mais de 1000 projetos foram contemplados nas modalidades 1 e 2, que selecionam, respectivamente, propostas de coletivos formados por jovens entre 18 e 29 anos ou que tenham no mínimo dois anos de existência.

Para compreender a importância deste incentivo cultural à cidade de São Paulo, basta olhar para a relação de projetos apoiados nestes últimos anos nas áreas de hip hop, circo, música, teatro, literatura e outros. Iniciativas de artistas como Emicida e Fioti (Projeto Noiz), Criolo (Rinha dos MCs), Lei di Dai (Gueto Pro Gueto), Prodígio (Arena do Flow), além de projetos como Sinfonia de Cães, Sarau da Cooperifa, Sarau do Binho (foto no topo da matéria), Cine Campinho e muitos outros, foram apoiados com recursos do programa.

As inscrições para a edição deste ano do programa estão abertas até o dia 31 de março, contemplando ambas as modalidades. É possível se inscrever por meio da Plataforma 156 (sp156.prefeitura.sp.gov.br), na Secretaria Municipal de Cultura e nos postos do Descomplica SP. Em 2020, o orçamento máximo por projeto será de R$ 42.000,00 no VAI 1 e de R$ 84.000 no VAI 2. Além de dar projeção a ideias que já estão sendo realizadas em regiões, em muitos casos, carentes de atividades culturais, o VAI estimula a criação e participação no desenvolvimento cultural da cidade, promovendo inclusão cultural, estimulando a arte e desenvolvimento locais.

Para conferir as regras para inscrição no VAI 1 e no VAI 2 e os respectivos editais, clique aqui.

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até esta data.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/03/programa-que-incentiva-a-cultura-nas-periferias/" width="100%" count="off" num="5"]