Tour por São Paulo: 5 passeios grátis para conhecer a cidade

Tour por São Paulo: 5 passeios grátis para conhecer a cidade

Que São Paulo não é para amadores, disso todo mundo sabe. Mas essa cidade caótica esconde pontos que merecem a nossa visita, e pode encantar até os mais céticos. Uma maneira legal de conhecer a cidade é fazendo um tour de graça. Separamos algumas opções para você não ficar em casa!

Bike Tour SP

Um dos poucos passeios que realizam excursões ao Parque do Ibirapuera, o Bike Tour SP te leva para conhecer não só o verde, mas os museus do parque, como o Museu de Arte Contemporânea, o Pavilhão Japonês, o Museu Afro Brasil, o Planetário, o Museu de Arte Moderna. O passeio é feito de bicicleta em grupos de até 15 pessoas.

É preciso fazer uma inscrição prévia pelo site. O grupo cede bicicleta, capacete e colete de identificação. O passeio é gratuito, mas a equipe pede uma doação de 2 kg de alimentos não perecíveis (por participante), que são doados a instituições beneficentes.

Caminhada noturna

Toda quinta-feira, a partir das 20h, dá pra fazer um tour pela cidade, ouvir histórias e curiosidades sobre São Paulo, e detalhes sobre a arquitetura. Entre 50 e 100 pessoas fazem a caminhada noturna, que dura duas horas e não custa nada. O tour começa e acaba pertinho do Theatro Municipal. Para conferir detalhes sobre o passeio, é só acessar o site.

Giro Cultural USP

A Cidade Universitária da USP tem muita coisa bacana pra se conhecer. O Giro Cultural USP tem 04 opções de roteiros.

No Acervo Científico, o visitante conhece o acervo da pesquisa e da produção científica da USP visitando o Museu Oceanográfico, Museu de Anatomia Veterinária, Museu de Geociências e o Museu de Anatomia Humana. O Acervo Cultural traz exposições, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias são alguns dos tópicos apresentados. “Vista Panorâmica: um Passeio pelo Campus”, que busca situar e integrar o visitante ao campus da Cidade Universitária, no Butantã. Os passeios acontecem de terça a sexta, em dois horários: às 10h e às 14h.

Além disso, há o roteiro A USP e a São Paulo Modernista, que é realizado no centro de São Paulo todos os sábados, a partir das 10h.

Fica a dica: o volume de solicitações é alto. Por isso, o ideal é realizar o agendamento com, no mínimo, dois meses de antecedência. O tour é gratuito.

O agendamento é feito de segunda a sexta, das 9h às 17h, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo e-mail [email protected].

Free Walking Tour

Quer treinar seu inglês de uma forma diferente? O Free Walking Tour te mostra a cidade e te conta tudo… em inglês. Não precisa fazer reserva. É só chegar 15 minutos antes do início do tour. O preço não é fixo. Cada um paga o quanto achar justo.

De segunda, quarta e sexta dá pra conhecer o Centro Velho de São Paulo. Os passeios partem às 11h30 da Praça da República, ao lado do Centro de Informação ao Imigrante.

As terças, quintas e sábados são os dias para quem quer conhecer o charme e a boemia da Vila Madalena. Os passeios começam às 11h e saem da Estação Fradique Coutinho do Metrô. Às 15h dos mesmos dias, tem passeio pela Avenida Paulista. O ponto de encontro é na esquina com a Rua da Consolação, bem em frente do Banco do Brasil.

Quer ir, mas não sabe falar inglês? Em datas especiais, o Free Walking Tour faz passeios em português. Para ir, é preciso fazer reserva pelo site.

Free Walking Tour LGBT

Aqui, o rolê fortalece pontos importantes para a comunidade LGBT de São Paulo. O passeio fala da cultura, da história da comunidade, políticas públicas, baladas e bares. O tour passa por locais que têm relação com a história e a cultura da comunidade LGBT, como o Museu da Diversidade Sexual, a Praça Roosevelt e o Bar da Lôca.

Os passeios são feitos por um coletivo. Por isso, não há datas regulares, mas é possível ficar por dentro dos próximos passeios seguindo o Facebook.

Atualizado em 03/2021
Foto por sergio souza em Unsplash

Serviço

Quando?

vários dias

Onde?

vários locais

Quanto Custa?

Grátis

Classificação:

Livre

Sobre o autor

Jornalista que, por brincadeira do destino, quase cursou biomedicina e começou publicidade e propaganda. Adora assuntos relacionados a cultura e saúde. Tem paralisia cerebral, lesão que provocou sua deficiência física, afetando também sua fala.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/03/tour-por-sp-05-passeios-gratis-para-conhecer-a-cidade/" width="100%" count="off" num="5"]