9 dicas para quem adotou um pet

9 dicas para quem adotou um pet

Adotar um bichinho é uma responsabilidade enorme. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar nesse primeiro momento!

A procura por adoção de gatos e cachorros aumentou no período da quarentena. O distanciamento social fez com que muita gente sentisse vontade de adotar um companheiro de quatro patas. Os pets com certeza são aliados no combate à solidão.

ONGs e protetores dos animais afirmam que a procura por adoção de cães e gatos teve um aumento de até 50% no período de quarentena.

O momento é bastante viável para adoções. Estamos passando mais tempo em casa, o que é super importante para donos de primeira viagem e para os pets adotados – adultos ou filhotes. Porém é importante já planejar como será a rotina quando a quarentena acabar, evitando abandonos.

Portanto, aqui vão algumas dicas para esses primeiros momentos:

#01 Filhotes choram bastante no começo. Por pior que seja passar a madrugada com aquele chorinho fofo (mas que depois de um tempo começa a irritar), é super necessário deixar seu pet passar por isso. A matemática é simples: se ele chorar e você ir até ele, o comportamento vai se repetir. Seu filhote não quer ficar sozinho e vai chorar mais e mais se entender que isso vai te trazer até ele. Seja forte!

#02 Filhotes fazem bagunça. Eles vão comer chinelos, roer portas, chorar, cavar vasos e coisas que você nunca nem imaginou. Portanto evite que essas coisas aconteçam prevendo essas ações. Esse instinto também pode causar acidentes, então esconda e proteja fios elétricos e produtos de limpeza. Seu filhote é curioso e não entende o que está acontecendo, então seja responsável!

#03 Pets custam caro. Se você quer adotar um animalzinho pensando em poupar gastos, não adote. Dar rações de má qualidade podem comprometer a saúde do seu amiguinho e levá-lo a morte. Tenha em mente o investimento mensal com higiene e alimentação, mas também saiba que consultas com o veterinário e vacinas custam caro.

#04 Seja firme, mas não cruel. Seu cãozinho não sabe exatamente do que você está falando, mas consegue perfeitamente entender o tom da sua voz. Brigue se ele fizer arte, mas nunca agrida seu bichinho. Ele sente dor e tem sentimentos. Use sua voz e nada mais. Ele vai entender, acredite.

#05 Ensine onde fica o banheiro. Cães podem ter dificuldade em entender onde devem fazer as necessidades. A sugestão é usar produtos do mercado que liberam um aroma que indicam o local certo. Pingue algumas gotinhas em um jornal. Quando seu cãozinho fizer xixi no local certo, faça uma grande comemoração! Brinque, elogie e mostre que ele fez algo muito legal. Porém se ele fizer as necessidades em um local errado, a sugestão é “enxugar” o xixi com papel absorvente e colocar o papel úmido no local correto. O cheiro fará com que seu pet entenda. Obs: É comum que eles façam xixi em tapetes, então até que esteja bem claro onde é o local certo, tire todos os tapetes da casa.

#06 Castre! Você sabia que a castração pode ser feita gratuitamente pela prefeitura e ainda faz bem para a saúde dos cães? Para fêmeas, o processo acaba com os riscos da piometra (inflamação grave no útero que pode ser fatal) e de que sofram com uma gravidez psicológica, além de diminuir em até 90% as chances de que desenvolvam o câncer de mama. No caso dos machos, um dos maiores benefícios da castração é a diminuição do territorialismo e, consequentemente, da agressividade do pet – sem contar que o procedimento também diminui muito os riscos de que ele desenvolva câncer nos testículos ou na próstata.

#07 Estude seu bairro. Onde vai levar seu cãozinho para passear? Existem clínicas veterinárias? Elas são 24h? Pretende comprar ração online ou pessoalmente? É importante ter essas informações o quanto antes. Em caso de emergência você precisa saber para onde correr.

#08 Não compre, adote! Existem centenas de cãezinhos abandonados, no frio e com fome. Por outro lado, comprar inventiva o mercado de pets (que é bastante cruel). Existem centenas de ONGs que podem te ajudar a encontrar um amigo peludo!

#09 Tenha paciência. Seu pet vai precisar de amor e muita (mas muita) paciência. Tenha calma e nunca perca a paciência. Aquele bichinho vai te amar mais do que qualquer coisa no mundo. Provavelmente nesse ponto você é tudo que ele tem.

NÃO ABANDONE SEU PET!

Atualizado em 03/2021
Foto por Jessica Knowlden em Unsplash

Sobre o autor

Teve a ideia de criar o Sobreviva em São Paulo, foi lá e fez. Jornalista, trabalha com social media e gosta de uns rolês roots. Acampa no mato, sobe montanha e vive na selva de pedra. Já quis ser detetive, salvar o mundo e fugir com os ciganos. Tem uma relação de amor e ódio com São Paulo, fica para ouvir músicos de rua e corre para nunca chegar atrasada.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/04/9-dicas-para-quem-adotou-um-pet/" width="100%" count="off" num="5"]