Lembra do filme brasileiro do Jaspion? Ele deve se passar em São Paulo!

Lembra do filme brasileiro do Jaspion? Ele deve se passar em São Paulo!

Em 2018, os fãs brasileiros de tokusatsus (séries de heróis japoneses) foram surpreendidos por uma ótima (e inusitada) notícia: Jaspion, metal hero (herói que usa armadura de metal) japonês mais famoso no Brasil, que nos anos 80 e 90 marcou toda uma geração de crianças, vai ganhar um filme com produção brasileira!

Hoje, cerca de dois anos depois da novidade ter sido ventilada, há informações mais concretas. Mas, antes de falarmos sobre elas, vamos fazer uma breve viagem ao passado: no Brasil, a série Jaspion foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1988, juntamente com Changeman (outro tokusatsu). Entre 1994 e 1996, foi exibida pela Rede Record, continuando a manter os ótimos índices de audiência que havia conquistado na Manchete. Em 1997, Jaspion foi exibido pela CNT Gazeta, e atualmente está sendo transmitido pela Band nas manhãs de domingo. Ao todo, a série tem 46 episódios de aproximadamente 25 minutos cada e foi, junto com Changeman, a porta de entrada para uma série de outros tokusatsus no país.

Voltando aos tempos atuais, recentemente o jornalista e colunista de cultura pop do portal R7, Odair Braz Jr., conversou com o diretor e roteirista escalado para o longa-metragem brasileiro do Jaspion, Rodrigo Bernardo, que está tratando o roteiro. O filme ainda está em fases iniciais de trabalho, mas Braz Jr. conseguiu com o cineasta algumas informações que só aumentam as expectativas dos fãs. Vamos a elas:

Jaspion será brasileiro e não necessariamente terá traços orientais
Segundo Braz Jr., Rodrigo Bernardo revelou que ainda não pensou no ator que interpretará o herói das galáxias e só pensará nisso em fases futuras do trabalho. O que ele adiantou é que não se importa se o ator selecionado será conhecido do público ou não, e nem se terá traços orientais. Mas é certo que Jaspion será brasileiro, falante de português, e viverá em São Paulo. Além disso, há grandes chances dos fãs o verem andando ou até lutando no bairro da Liberdade, reduto japonês na cidade.

O filme terá ligação com a série original
Nas palavras de Rodrigo Bernardo: “A gente continua [a história] de onde a série parou, a partir do último capítulo. O que aconteceu depois disso? E aí a gente traz tudo para 2020. (…) Vamos mostrar como ele [Jaspion] estaria hoje em SP, o que aconteceu para ele vir parar aqui”.

Dificilmente o Jaspion original vai aparecer no filme
Sobre uma possível participação do ator original da série, Hikaru Kurosaki, o cineasta é categórico: “Queremos muito que tenha participações do elenco original da série. Mas o ator original se isolou, está levando uma vida de pescador. Mas entramos já em contato com o ator que fazia o Boomerman [Hiroshi Watari].” Na série, Boomerman é aliado de Jaspion e aparece em alguns episódios. Ainda conforme publicado por Braz Jr., Nelson Sato, diretor da Sato Company, produtora do longa, confirmou a história sobre a presença de Kurosaki: “(…) tentamos fazer contato com ele e até pedi para a Toei [empresa que detém os direitos de Jaspion] ir atrás dele, mas ele não quer”.

Boomerman (divulgação)

O filme pode ficar pronto no final de 2021… ou não
Braz Jr. descreve que o diretor espera ter o longa pronto para estreia no final de 2021 ou início de 2022. “Essa é uma data possível, mas o lançamento passa pela distribuidora, tem questões de data e isso é fora do nosso controle. O ideal é que esteja pronto para o final de 2021. Mas isso também depende do cenário sanitário e econômico e, no momento, isso muda todo dia. Queremos estar no set de filmagem no meio do ano que vem. Esse é um prazo realista”, disse Rodrigo.

O projeto precisa de verba para ser concretizado
Quem falou sobre isso a Braz Jr. foi Nelson Sato, diretor da Sato Company: “Temos [no Brasil] capacidade para fazer um bom filme, o problema é captar [recursos]. Depois que estivermos com o roteiro finalizado, teremos que conseguir o dinheiro. A ideia é não contar com o governo e fazer tudo de maneira privada”. Dando ainda mais peso à questão financeira, o colunista do R7 constata um fato importante: para funcionar bem, Jaspion deve contar com muitos efeitos especiais, o que às vezes não é barato.

Enquanto o filme brasileiro do Jaspion não é lançado, os fãs da série e aqueles que querem conhecer o herói podem ter acesso aos 46 episódios da série, com a dublagem original, por meio das plataformas de streaming Amazon Prime Video e Play Plus.

E você, tem grande expectativa para o lançamento do filme brasileiro do Jaspion? Conta pra gente nos comentários o que você espera da produção! 😉

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/06/filme-brasileiro-do-jaspion-deve-se-passar-em-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]