CPTM inaugurou nesta semana a nova estação da Linha 7-Rubi

CPTM inaugurou nesta semana a nova estação da Linha 7-Rubi

O Governador João Doria inaugurou na última segunda-feira (31) a Estação Francisco Morato, da Linha 7-Rubi da CPTM. Com 6 mil metros quadrados de área construída, três plataformas e acessibilidade, a estação, localizada no município homônimo, na região metropolitana de São Paulo, começou a atender os passageiros na terça-feira (1º).

A nova estação tem cinco escadas rolantes, três elevadores, dois acessos externos, dois túneis sob a via férrea para a circulação de passageiros e está localizada ao lado do terminal de ônibus do município. O local também tem sanitários disponíveis aos passageiros na área paga e validadores de Bilhete Único. Ainda segundo o site do Governo, a estação de Francisco Morato foi entregue quatro meses antes do previsto.

Também há à disposição dos passageiros um boulevard e uma praça dentro dos limites da estação, que tem três vias operacionais e uma quarta exclusiva para trens de carga, para não interferir na circulação dos trens de passageiros.

Pensando em reduzir os riscos de interrupção na circulação de trens e elevar a segurança dos passageiros em períodos de chuvas que trazem transtornos para a população de Francisco Morato, a CPTM construiu um “sistema anti-enchente”: diques e bombas que vão drenar a água por debaixo da terra, além de um sistema de contenção para a água não invadir a estação. O telhado da estação possui um sistema que transforma a água da chuva em um “turbilhão” que tira a água imediatamente do local e desce pelas colunas, para não acumular água e evitar vazamentos.

Vale ressaltar que, antes da pandemia, a Linha 7-Rubi da CPTM atendia cerca de 450 mil passageiros. A Estação Francisco Morato fica entre as estações Baltazar Fidélis e Botujuru da linha.

Durante a construção da nova estação, os passageiros utilizaram um local provisório, localizado ao lado de onde foi construída a Estação Francisco Morato.

Apoio a mulheres
A Estação Francisco Morato conta ainda com o 19º Espaço Acolher da CPTM – local de acolhimento para mulheres vítimas de importunação e assédio sexual dentro dos trens e estações da companhia. No local, há colaboradores para atender as vítimas e dar o suporte necessário para que elas sejam acolhidas e se sintam seguras em denunciar os agressores. E com o intuito de ajudar a coibir este e outros crimes, a CPTM instalou 88 câmeras de segurança em toda a estação, ligadas diretamente à Central de Monitoramento de Segurança da companhia.

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis alterações nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/09/cptm-inaugurou-nesta-semana-a-nova-estacao-da-linha-7/" width="100%" count="off" num="5"]