Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector terão mostras no IMS em 2021

A programação de exposições inclui ainda nomes como Madalena Schwartz, Mario Cravo Neto, Daido Moriyama, Peter Scheier e Limercy Forlin no próximo ano 

Em 2021, o Instituto Moreira Salles inaugura novas exposições gratuitas em seus três centros culturais (IMS Paulista, IMS Rio e IMS Poços). Ainda no primeiro semestre, a sede de São Paulo exibe os trabalhos de dois grandes nomes da fotografia brasileira – Madalena Schwartz e Mario Cravo Neto –, além de mostras dedicadas às escritoras Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector. 

Veja abaixo a programação:

Madalena Schwartz: as metamorfoses
30 de janeiro 2021 – 13 de junho 2021 | Galeria 2

Madalena Schwartz (Budapeste, 1921 – São Paulo, 1993) foi uma relevante fotógrafa brasileira de ascendência húngara. Protagonista no contexto da fotografia paulista, destaca-se particularmente pelo modo como trabalhou o retrato em sua obra. 

Mario Cravo Neto: espíritos sem nome
6 de março 2021 -11 de julho 2021 | Galeria 1

Um dos nomes essenciais da história da arte brasileira do século XX. A mostra reúne cerca de 300 itens, entre fotografias, esculturas, cadernos ilustrados e cartas.

Carolina Maria de Jesus
12 de junho 2021 – 7 de novembro 2021 |Galeria 3

O IMS Paulista apresentará uma exposição dedicada à escritora Carolina Maria de Jesus (Sacramento, MG, 1914 – São Paulo, 1977). Uma protagonista importante da história do Brasil, que, mesmo muitas vezes invisibilizada, tem um papel especialmente significativo para a história da população negra brasileira.

Constelação Clarice
6 de julho 2021 – 7 de novembro 2021 | Galeria 2

Assinalando o centenário de Clarice Lispector, o IMS Paulista apresenta uma exposição em que a obra da escritora é o ponto de partida para a apresentação de um vasto conjunto de obras de artistas visuais mulheres, todas contemporâneas da autora. Intitulada Constelação Clarice, a exposição apresentará igualmente as pinturas de Clarice Lispector, as obras de arte que se encontravam em sua casa, entre as quais seu famoso retrato de De Chirico, assim como fotografias da escritora existentes nos acervos do IMS. 

Walter Firmo
31 de julho 2021 – 12 dezembro 2021 | Galeria 1

Colaborador de numerosos jornais e revistas, como o Última Hora, o Jornal do Brasil, as revistas Realidade, Veja e IstoÉ, ganhou o Prêmio Esso de Reportagem com o ensaio fotográfico “Cem dias na Amazônia de ninguém”, em 1963, e foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon, entre 1972 e 1982. 

Daido Moriyama
30 de novembro 2021 – 10 de abril 2022 | Galeria 3

É um dos mais importantes fotógrafos da nossa época, amplamente reconhecido mundialmente. Moriyama reinventa as possibilidades e as linguagens da fotografia de rua, retratando o Japão mais marginal na grande transformação vivida pela sociedade japonesa na década de 1960, entre a americanização dos modos de vida e a dissolução da cultura tradicional.

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424 – São Paulo, SP, Brasil
11 2842 9120 

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2020/12/carolina-maria-de-jesus-e-clarice-lispector-terao-mostras-no-ims-em-2021/" width="100%" count="off" num="5"]