QR SAMPA: Passeios urbanos guiados por QR codes

QR SAMPA: Passeios urbanos guiados por QR codes

Guia online inédito com o mais abrangente catálogo da arquitetura de São Paulo

O QR SAMPA, poderá ser consultado pelo público em geral por meio de QR codes que direcionam para fichas e vídeos específicos de cada obra arquitetônica.  Toda pesquisa e listagem para o QR Sampa, foi elaborada pelo arquiteto e urbanista, Edison Eloy de Souza, que acaba de lançar um financiamento coletivo para consolidação do projeto por etapas.

A ideia

O projeto “QR SAMPA” consiste em passeios urbanos guiados por QR codes, os quais direcionam para páginas e vídeos com mais informações sobre as obras arquitetônicas (cerca de 1.076) apresentadas na cidade de São Paulo, nas áreas: Central (335), Oeste (412), Sul (117), Avenida Paulista (99), Leste (70), Norte (26) e Região Metropolitana (17).

“O objetivo deste projeto é suprir a carência de material sobre arquitetura de SP, indo além da área central”, – explica o urbanista e arquiteto, Edison Eloy de Souza (81 anos), o também idealizador e que catalogou tudo para esse projeto, e completa:

“E principalmente para que popularize o acesso e conhecimento a origem e criação da nossa arquitetura. ”

A ideia é começar a apresentar as edificações mais significativas, por meio de roteiros guiados compostos por vídeos, mapas e fichas, ou seja, todo um conteúdo digital de fácil acesso (leitura de QR codes). E não somente focado nos estudantes e profissionais da área, mas também para todo turista e apreciadores da paisagem urbana e humana de SP.

A viabilização

No dia do aniversário dos 467 anos de SP (25/01/2021), foi lançado o plano de financiamento público do “QR Sampa”, por meio de cotas de patrocínio ou aquisição de roteiros para a viabilização deste importante e inédito trabalho para a cidade.

Nas redes sociais do projeto e até no perfil pessoal do Eloy, está estendido o convite da colaboração de amigos, colegas e de todos aqueles, como também de empresas e patrocinadoras, que amam a cidade e almejam que essa plataforma se viabilize em todas as suas etapas.

No momento do “start” conta com a arrecadação inicial de R$ 5.000 (cinco mil reais), valor correspondente à produção de 01 vídeo. E assim que for atinigida a meta, será prosseguida com novas campanhas para a produção de todo o projeto: site, novos vídeos e outras mídias.

A contrapartida será a exposição e a valorização da produção arquitetônica de escritórios e construtoras a um público mais amplo e não profissionais da área. Saiba mais no link da campanha e deixe a sua contribuição.

Serviço – QR Sampa e campanha de crowdfunding:

• Link da campanha na plataforma Kickante: www.kickante.com.br/campanhas/qr-sampa 
• Canal de Youtube QR Sampa: www.youtube.com/channel/UCAaQRNwdoBcODDMHytUClDA/ 
• Página de Facebook: www.facebook.com/qrsampa 
• Perfil no Instagram: www.instagram.com/qrsampa 

* Para +infos sobre o projeto QR Sampa, propostas de patrocínio e contribuição para o crowdfunding, e também, agendamento de entrevistas com o Eloy, mande um e-mail para [email protected] e/ou [email protected] 

* Algumas entrevistas de Eloy concedidas à imprensa:
– Vejinha SP (01): vejasp.abril.com.br/cidades/avenida-paulista-doze-curiosidades/ ou link alternativo: outline.com/XcsLtS 
– Vejinha SP (02): vejasp.abril.com.br/cidades/nao-tenho-feudo-tenho-eleitores-rebate-marcio-franca/ ou link alternativo: outline.com/EF4cSc

* QR Sampa na imprensa:
Portal SP da Garoa: spdagaroa.com.br/qr-sampa-passeios-urbanos-guiados-por-qr-codes 

Sobre Edison Eloy de Souza:

Edison Eloy de Souza

• Arquiteto e urbanista formado em 1965 (FAU-USP) e com mestrado em 2014 (Universidade São Judas Tadeu);
• Profissional atuante em projetos de arquitetura, urbanismo e planejamento urbano, como autônomo ou vinculado a empresas públicas e privadas, durante 50 anos de atividade profissional, com várias premiações;
• Atuação em entidades de classe dos arquitetos como presidente e dirigentes em várias diretorias;
• Professor de arquitetura nas faculdades de arquitetura São Judas, Álvares Penteado, Unip, Unisantos e Universidade do Tocantins;
• Autor dos livros “Arquitetura da avenida Paulista” – editado em 2011 e do livro “Arquitetura e Geometria” – editado em 2014, fruto da dissertação de mestrado;
• Autor do blog do arquiteto Edison Eloy de Souza e dos posts “Andanças Paulistanas”, “Andanças pelo Brasil e pelo mundo”, sobre arquitetura no Facebook.

 

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

Comentários