Barra funda: um bairro repleto de pontos turísticos

Barra funda: um bairro repleto de pontos turísticos

Tudo que a Barra Funda tem a oferecer aos seus visitantes e agregar a rotina de seus residentes

Barra Funda é um dos bairros mais tradicionais da capital paulista e seu desenvolvimento data de 1850, quando ainda era a fazenda do Barão de Iguape e nem apresentava indícios de se transformar no representa hoje. Todo esse desenvolvimento se deu com o loteamento da propriedade em pequenas outras áreas que foi sendo ocupada por italianos. Estes por sua vez eram operários e pequenos trabalhadores das serrarias e oficinas mecânicas que prestavam serviço a população do elitizado Campos Elísios. Dentre os maiores destaques e heranças eternizadas pelo bairro da Barra Funda estão a origem do poeta e escritor Mário de Andrade, do primeiro bonde elétrico instalado na capital paulista, do famoso e importante Memorial da América Latina, do imponente Parque Antártica, da escola de samba Camisa Verde e Branco (uma das primeiras de São Paulo) e de tantos outros eventos e construções histórico culturais dos paulistanos.

Remontando a história, o desenvolvimento veio mesmo depois da inauguração da Estação Barra Funda da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1875 que impulsionaram um fluxo de pessoas e mercadorias em torno desse modal. Pensar no processo de ocupação e comercialização da região nos remete entender que comerciantes se instalaram na região graças a uma demanda vigente de moradores da elite paulista da indústria e do café que foram atraídos e se dispersaram após a crise 29 fazendo com que muitos negócios deixassem de proliferar também. Somente em 1970, com a chegada dos nordestinos à São Paulo e o fim da construção do Terminal da Barra Funda, a região passou um novo processo de urbanização e reformulação, ganhos novos espaços e novas dinâmicas sendo hoje  habitado pela classe média.

Esse comércio pulsante é um dos principais atrativos da região tendo seus principais estabelecimentos concentrados nas ruas Turiassu e Doutor Cândido Espinheira, além da Avenida Francisco Matarazzo repletas de bancos, serviços e lojas, além do Shopping West Plaza. Mas outros atrativos formam um circuito capaz de induzir a visitação turística e os investimentos imobiliários seja para moradia, aluguel ou trabalho com ótimas opções de apartamento na Barra Funda.

Gastronomia

Tanto as opções de culinária local imigrante quanto os pontos de diversão e entretenimento noturno chamam a atenção pela diversidade e qualidade. A quantidade também faz a diferença já que a região é um berço de boa comida, principalmente os de comida brasileira como o Fazendinha Pompéia e do Feijoada da Bia, o Novilho de Prata ou no Fogão Gaúcho com ótimas ofertas de churrasco gaúcho com diversos tipos de carnes da região sul do país e a doceria Dulca. Agora entre os bares e casas noturnas, podemos destacar o CB Bar, a Clash Club, o Clube Praga, a famosa D-Edge, o Porto Alcobaça e o Villa Country.

Agua Branca

Inaugurado em 1929, este parque é uma boa opção para quem gosta de atividades em contato com a natureza, a prática de esportes e convívio com a família.  Dentre as opções estão brinquedoteca, espaço de leitura infantil, parque de diversão permanente, aquário, arena destinada a corridas e caminhadas, cursos de equitação. Ainda para o entretenimento, o parque abriga o Museu Geológico com diversos materiais em exposição como minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos e antigos. Se você gosta de se conectar com o meio ambiente por meio de atividades contemplativas e espirituais, pode contar com outros espaços como pergolados, Praça do Idoso, Espaço Melhor Idade e Bambuzal (geralmente é utilizado para meditação e outras atividades ligadas ao bem-estar).

Memorial

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o memorial da América Latina começou a funcionar em 1989 e conta com uma série de espaços destinados a arte e ao ensino como um anfiteatro para apresentações, acervo de arte com obras de autores anônimos e área externa com espaço aberto. O museu conta com uma estrutura planejada para ser palco de  shows, eventos, exposições, reuniões e encontros. No total, este espaço agrega mais de seis prédios com eventos, shows, palestras e exposições temporárias destinadas a fomentar a cultura local estabelecer e manter uma integração entre as nações da América Latina.

Cultura e arte

Outros ambientes importantes da vida cultural paulistana também estão no bairro da Barra Funda e agregam muito valor a qualidade de vida do local. O Espaço das Américas é um marco de apresentações e eventos da capital,  a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade com seus cursos e eventos é destinado a homenagear a casa do artista e o Theatro São Pedro que há mais de um século é tido como  referência em ópera e música lírica na capital.

Gostou do nosso artigo e quer receber mais informações sobre a urbanização e atrações das regiões de São Paulo? Então não deixe de seguir as nossas redes sociais e ter acesso aos nossos materiais.

Foto de capa Henrique Piegaia

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/03/barra-funda-um-bairro-repleto-de-pontos-turisticos/" width="100%" count="off" num="5"]