Saiba como usar os serviços digitais do Poupatempo e do DETRAN-SP

Saiba como usar os serviços digitais do Poupatempo e do DETRAN-SP

Em tempos de pandemia e isolamento social, cada vez mais as pessoas têm realizado serviços cotidianos diversos de órgãos e empresas públicas e privadas de forma online. O Poupatempo e o DETRAN de São Paulo são dois dos órgãos que oferecem essa possibilidade à população.

Poupatempo

Desde o início da pandemia, o Poupatempo ampliou a quantidade de serviços eletrônicos, em que os cidadãos podem realizar seu autoatendimento pelo computador ou celular. Para facilitar o acesso de quem tem dúvidas, o programa disponibiliza em seu portal (www.poupatempo.sp.gov.br) cartilhas ilustrativas e vídeos com o passo a passo dos serviços mais solicitados.

Quem preferir usar o celular para realizar o atendimento precisa baixar o aplicativo. Para isso, basta entrar na loja de apps do smartphone – Google Play (para Android) ou App Store (para iOS) -, pesquisar por ‘Poupatempo Digital’ e instalar.

Segundo o Governo de SP, entre os atendimentos mais solicitados nos canais digitais do Poupatempo estão: renovação e 2ª via de CNH, consulta de IPVA, multas e de pontuação, Carteira de Trabalho, Seguro-desemprego, Licenciamento e transferência de veículos, pré-cadastro da vacinação contra a Covid-19, entre outros.

Mais informações sobre como recorrer ao Poupatempo pelo celular ou computador podem ser conferidas neste link.

DETRAN – SP

O canal DETRAN Digital é a versão online do DETRAN e concentra uma série de serviços que podem ser realizados remotamente, como renovação ou 2ª via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), 1ª Habilitação, licenciamento do carro e CNH Definitiva, entre outros. O site é www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/home.

Acessando este link, o interessado pode assistir a vídeos que explicam sobre como proceder para solicitar cada serviço pelo celular. Basta selecionar o vídeo do serviço almejado. Spoiler: é necessário baixar o app ‘Poupatempo Digital‘, disponível para Android (na Google Play) e para iOS (na App Store), para solicitar e efetuar os serviços em smartphones.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Foto de topo: Youtube/Detran-SP

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/03/servicos-digitais-do-poupatempo-e-do-detran-sp/" width="100%" count="off" num="5"]