6º Santos Film Fest abre inscrições gratuitas para curtas e longas-metragens

6º Santos Film Fest abre inscrições gratuitas para curtas e longas-metragens

O maior festival de cinema do litoral paulista chega à sexta edição no período de 22 a 29 de junho deste ano, com programação predominantemente online e totalmente gratuita. Com o tema “Superação: a arte ultrapassando limites sociais, físicos, mentais, geográficos e pandêmicos”, o 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos já abriu inscrições gratuitas para curtas-metragens (com até 30 minutos de duração) e longas-metragens (com duração maior de 60 minutos) até 17 de maio. Detalhes sobre as inscrições estão no regulamento oficial.

Os nomes das obras selecionadas devem ser divulgados no dia 5 de junho. Podem participar filmes do Brasil e do exterior (desde que legendados em inglês, espanhol ou português). As mostras serão divididas em Regional Baixada Santista, Nacional, Estrangeira e Humanidades (com temas relacionados à cidadania, inclusão e educação). Em todas, serão entregues prêmios do júri (filme e direção) e popular (filme) e serão divididas entre curtas e longas. Os premiados receberão o Troféu Toninho Campos (nome em homenagem ao proprietário do Cine Roxy, cinema de rua surgido em 1934 fundamental no desenvolvimento da produção cinematográfica santista).

O júri será formado pela atriz Tamiryz O’hanna, pelas cineastas Julia Katharine e Andrea Pasquini e pelos professores doutores Rogério Ferraraz e Jamer Guterrez de Mello.

Homenageados

Esta edição do SFF prestará reverência às carreiras dos cineastas Andrea Pasquini e Rodrigo Aragão, que terão todos os seus trabalhos exibidos em mostras respectivas e participarão da abertura, em 22 de junho, às 19h30. Andrea Pasquini há mais de 20 anos dirige e produz filmes, programas de TV e publicidade, tendo obras premiadas em festivais. Rodrigo Aragão iniciou a carreira aos 17 anos, como maquiador de efeitos especiais, e hoje é o principal responsável por obras cinematográficas do terror nacional, como “A Noite do Chupacabras” (2011), “Mar Negro” (2013) e “As Fábulas Negras” (2015), entre outras.

Atividades formativas

Estão previstas também diversas atividades formativas, entre bate-papos, palestras e cursos. Já estão confirmados a oficina “Animando com livros e publicações antigas: experimentações e depoimentos da pandemia”, com a premiada diretora Camila Kater (do curta “Carne”); palestra com o escritor e roteirista Ferrèz (do best-seller Capão Pecado e da série 9mm); curso sobre a história do cinema LGNYQIA+ no Brasil com Lufe Steffen; oficina de produção com Liz Reis; bate-papo sobre filmes que retratam diferentes maneiras de superação, com o crítico Waldemar Lopes; debate sobre a cultura trans com a atriz Julia Katharine, Jacque Cortês e mais convidados; bate-papo com o crítico Rodrigo Rema; etc. Mais informações sobre esses eventos ainda serão divulgadas. Haverá também uma mostra em parceria com a LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas; e o lançamento de um e-book sobre a trajetória da atriz Ondina Clais, pela Coleção Santos Film Fest.

Sessões especiais

Será realizada a avant-première do filme “Linha de Frente Brasil“, de Elder Fraga. A obra retratará o momento em que o Brasil e o mundo pararam para tentar decifrar o que é a Covid-19 e suas implicações no dia-a-dia. O foco da trama é refletir a situação a partir do ponto de vista dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente, e de suas famílias, que acabam isoladas e sem o convívio diário com seus entes queridos. Com todos os protocolos de segurança, 70% do longa foi rodado em Santos.

Já o curta “Zoantropia“, de Wladimyr Cruz, ficará em cartaz durante todo o evento. Asinopse: após uma separação, Isabella recolhe-se em casa e busca acolhimento junto a seus gatos. A população felina da casa só cresce, assim como as mudanças no comportamento da tutora.

Para conhecer a história do Santos Film Fest, os interessados podem baixar um e-book gratuito. Para ficar por dentro das futuras novidades da edição deste ano, basta acessar o site oficial (https://santosfilmfest.com) ou acompanhar as redes sociais: Facebook (facebook.com/santosfilmfest), Instagram (@santosfilmfest) ou Youtube (youtube.com/santosfilmfest).

Foto de topo: https://santosfilmfest.com

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/04/6o-santos-film-fest-abre-inscricoes-gratuitas/" width="100%" count="off" num="5"]