Com estoques em baixa, bancos de sangue de São Paulo pedem doações

Com estoques em baixa, bancos de sangue de São Paulo pedem doações

A pandemia do Coronavírus gerou uma queda no volume de doação de sangue na capital paulista, deixando os centros hematológicos da cidade em nível crítico, principalmente nos tipos O, A e BMesmo com o feriado emergencial, os bancos de sangue estão abertos para doações, funcionando com datas e horários agendados. As unidades também seguem rigidamente todos os protocolos de saúde para garantir a segurança de todos os doadores e pacientes.

O gesto solidário consiste em doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves.

Segundo a Prefeitura, por mês, cerca de 20 mil pessoas recebem as bolsas de sangue da Fundação Pró-Sangue. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. O sangue é insubstituível e, por isso, a importância de se manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

“Nós sempre precisamos de doação de sangue e isso piorou sensivelmente durante a pandemia. É um ato humanitário muito importante, principalmente na situação atual”, afirmou o médico e presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Dante Mario Langhi Jr.

Protocolos de Biossegurança

Para garantir a segurança dos doadores durante a pandemia, foram criados mecanismos para evitar qualquer tipo de contaminação, com fluxos de entrada diferenciados e agendamento de horário para doações.

Os bancos de sangue adotaram medidas de biossegurança contra o Coronavírusseguindo todas as orientações necessárias de prevenção, como o uso frequente de álcool em gel, a obrigatoriedade de máscaras e o distanciamento social entre os doadores. Para isso, locais como salas de espera e para a retirada foram redimensionados, evitando assim o contato próximo entre as pessoas.

Como doar sangue?

Para doar sangue neste período, basta procurar um banco de sangue e agende o atendimento. Clique aqui e confira os locais de doação na cidade de São Paulo.

Para saber os requisitos básicos para ser doador, os possíveis impedimentos e mais informações a respeito, acesse este link e confira os detalhes ao final da matéria.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Foto de topo: imagem ilustrativa

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/04/bancos-de-sangue-de-sao-paulo-pedem-doacoes/" width="100%" count="off" num="5"]