Com estoques em baixa, bancos de sangue de São Paulo pedem doações
A pandemia do Coronavírus gerou uma queda no volume de doação de sangue na capital paulista, deixando os centros hematológicos da cidade em nível crítico, principalmente nos tipos O, A e B. Mesmo com o feriado emergencial, os bancos de sangue estão abertos para doações, funcionando com datas e horários agendados. As unidades também seguem rigidamente todos os protocolos de saúde para garantir a segurança de todos os doadores e pacientes.
O gesto solidário consiste em doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves.
Segundo a Prefeitura, por mês, cerca de 20 mil pessoas recebem as bolsas de sangue da Fundação Pró-Sangue. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. O sangue é insubstituível e, por isso, a importância de se manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.
“Nós sempre precisamos de doação de sangue e isso piorou sensivelmente durante a pandemia. É um ato humanitário muito importante, principalmente na situação atual”, afirmou o médico e presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Dante Mario Langhi Jr.
Protocolos de Biossegurança
Para garantir a segurança dos doadores durante a pandemia, foram criados mecanismos para evitar qualquer tipo de contaminação, com fluxos de entrada diferenciados e agendamento de horário para doações.
Os bancos de sangue adotaram medidas de biossegurança contra o Coronavírus, seguindo todas as orientações necessárias de prevenção, como o uso frequente de álcool em gel, a obrigatoriedade de máscaras e o distanciamento social entre os doadores. Para isso, locais como salas de espera e para a retirada foram redimensionados, evitando assim o contato próximo entre as pessoas.
Como doar sangue?
Para doar sangue neste período, basta procurar um banco de sangue e agende o atendimento. Clique aqui e confira os locais de doação na cidade de São Paulo.
Para saber os requisitos básicos para ser doador, os possíveis impedimentos e mais informações a respeito, acesse este link e confira os detalhes ao final da matéria.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Foto de topo: imagem ilustrativa