Guia prático para aproveitar melhor sua visita à São Paulo

Guia prático para aproveitar melhor sua visita à São Paulo

São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo, cheia de atrativos para quem visita a lazer ou trabalho. Porém por sua grande extensão pode bater uma indecisão na hora de decidir o que fazer, ainda mais se você dispor de pouco tempo. Por isso, aqui você vai encontrar dicas para se locomover de forma rápida e inteligente pela cidade e aproveitar ao máximo o que a capital tem a oferecer. 

Separamos dicas de locomoção, para que assim entenda quais são suas principais opções e economize no Uber e ou táxi. Já na sessão de roteiros você pode encontrar a melhor forma de chegar a diferentes pontos turísticos em menos tempo. Separamos ainda um apanhado de atividades para fazer de graça.

Aproveite o transporte público

O transporte público permite que você consiga chegar a qualquer ponto turístico. Você pega o metrô, ônibus, e mesmo trem para atravessar a cidade. São quase 60 estações de metrô e 150 trens, e aproximadamente 15 mil ônibus que circulam pelas ruas paulistanas.

Você pode acessar aplicativos e sites os horários e itinerários de cada linha. Aplicativos de mobilidade urbana como Moovit também podem ser de grande ajuda pois traçam o melhor trajeto levando em consideração diferentes formas de transporte. Você ainda pode usar Google Maps caso precise se situar. 

Alugue uma bike

Existem diversos pontos de aluguel de bicicleta pela cidade. São Paulo possui 566,5 quilômetros de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 536,2 quilômetros de ciclovias/ciclofaixas e 30,3 quilômetros de ciclorrotas. A capital paulista tem a maior rede cicloviária do país.

Várias das principais avenidas possuem espaço para ciclistas. Portanto, este é um meio de transporte bastante útil para quem quer se locomover rapidamente e com mais liberdade. Fique atento porém aos prazos de aluguel e o que é preciso para fazer o mesmo. Vejo os pontos onde pode parar a bike e se é viável para seu lugar de destino. 

Roteiros famosos

Roteiro da Av. Paulista – Essa é uma das principais avenidas do Brasil, lugar perfeito para sentir o clima da cidade. O MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) é o principal ponto turístico, assim como o Mirante 9 de Julho. Do outro lado da rua, você encontra o Parque Trianon.

Roteiro no Centro Histórico – É possível de uma vez só passar pela Praça da República, Galeria do Rock, Catedral da Sé, Pateo do Collegio (onde nasceu São Paulo), 25 de Março e o Mercado Municipal. Em uma caminhada de 3 km você visita todos os pontos turísticos mais importantes de São Paulo. 

Gaste pouco

Cultura – Você pode se programar, com a agenda de sites como o Guia da Semana e o Guia Folha. Vários pontos turísticos permitem entrada gratuita diariamente ou em determinados dias da semana. O Masp, por exemplo, assim como o Museu do Futebol e exposições do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) são gratuitas às terças-feiras. 

Natureza – Apesar de ser conhecida por sua imagem bastante urbana, a cidade também possui uma generosa área verde. São diversos parques com quadras poliesportivas, playgrounds, ciclofaixas, equipamentos de academia, etc. Você pode visitar o Parque do Ibirapuera, Parque do Carmo, Praça Pôr do Sol, Parque Villa Lobos e Horto Florestal, por exemplo.

Foto de capa por Mike Peel em Wikimedia Commons

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/04/guia-pratico-para-aproveitar-melhor-sua-visita-a-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]