ENEM 2021: confira as principais informações divulgadas!

ENEM 2021: confira as principais informações divulgadas!

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nesta semana as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Pelo Twitter, ele informou que as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, datas válidas tanto para a versão impressa quanto para a versão digital do exame.

Os editais oficiais de ambas as versões já foram publicados. Para acessar o edital da versão impressa, clique aqui; para consultar o edital da versão digital, acesse este link.

A versão digital do exame tem o limite de 101.100 inscrições, distribuídas entre 99 municípios brasileiros, incluindo 23 no estado de São Paulo. A capital paulista, por exemplo, tem 15.000 inscrições disponíveis.

Vale ressaltar que as notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em 2021, a taxa de inscrição para participar do Enem – tanto da versão impressa quanto da digital – é de R$85,00. As inscrições para a realização do exame poderão ser feitas pelo site enem.inep.gov.br/participante de 30/06 a 14/07, com prazo máximo do pagamento da taxa de inscrição para 19/07. A isenção da taxa de inscrição podia ser solicitada de 17 a 28/05 e, pelo menos por enquanto, não há a previsão de um novo um prazo para essa solicitação.

É no momento da inscrição que o candidato descreve se quer fazer o exame na versão impressa ou na digital, porém é importante salientar que ambas são realizadas nos locais de prova, não existindo a possibilidade de realizar o exame em casa, mesmo para a versão digital, que neste ano será adaptada para candidatos com baixa visão (será superampliada e com contraste).

O uso de máscara desde o momento de chegada no local da prova até a saída é obrigatório, e no edital há a orientação do uso de álcool gel para higienizar as mãos. Não seguir esses protocolos pode acarretar na eliminação do candidato.

O exame

Segundo o MEC, os candidatos devem responder, no dia 21 (1° dia do exame), 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas, além de terem que fazer a redação. No dia 28, serão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. As versões impressa e digital da prova apresentarão as mesmas questões.

Horários

Levando em conta o Horário de Brasília, tanto no dia 21 quanto no dia 28 os portões dos locais de prova devem abrir às 12h e fechar às 13h, com o início do exame previsto para as 13h30. Apenas o horário máximo para o término do exame é diferente: 19h no dia 21 e 18h30 no dia 28. 

Fonte: Agência Brasil e Portal G1

foto de topo: Divulgação

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/06/enem-2021-principais-informacoes/" width="100%" count="off" num="5"]