Alongamento muscular: você conhece os principais benefícios?

Alongamento muscular: você conhece os principais benefícios?

Prática que geralmente não requer muito tempo diário para sua realização, o alongamento muscular só traz benefícios para o corpo humano e pode ser feito por todos, mesmo em casa, ou no meio de um dia de trabalho, se tornando assim uma alternativa extremamente válida de manutenção da saúde para a grande maioria das pessoas.

Segundo a educadora física e personal trainer paulistana Cíntia Pereira (@cintiapereirapersonal), o alongamento muscular é bastante positivo para a qualidade de vida e a saúde do praticante, além de otimizar sua aptidão física.

Ainda de acordo com Cíntia, com o objetivo de proporcionar maior agilidade, elasticidade e aumentar a amplitude do movimento muscular, o alongamento feito corretamente também ajuda a tornar a musculatura corporal mais forte, entre outros benefícios.

A educadora física Cíntia Pereira destaca a importância do alongamento muscular (foto: arquivo pessoal/Cíntia Pereira)

Neste período em que muita gente está trabalhando em home office, o que várias empresas vão manter mesmo após o controle da pandemia, o alongamento muscular aparece como um grande aliado por conta de seus benefícios. E o melhor: o alongamento realizado de forma correta e adequada não possui contraindicações e todos podem fazer, independentemente se praticam atividades físicas frequentes ou não.

Cíntia descreve alguns dos diversos benefícios do alongamento:

  • aumenta a flexibilidade corporal, deixando os movimentos mais soltos e leves;
  • alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça, sendo válido também para todo o corpo;
  • relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse do dia a dia;
  • ativa a circulação sanguínea;
  • melhora a postura corporal, previne lesões, incluindo LER (lesões por esforço repetitivo);
  • aumenta a consciência corporal, aprimorando também a habilidade de aprendizado e execução de movimentos finos;
  • prepara e aquece os músculos antes de exercícios físicos e auxilia a regeneração muscular após a realização desses exercícios;
  • produz ótimos resultados no tratamento de dores e problemas na coluna, como lombalgia e cervicalgia.

    Entre outros benefícios..

Sendo assim, mesmo que você não tenha o hábito de praticar atividades físicas frequentemente, que tal reservar uns minutos de cada dia para fazer alongamento muscular? Se você já pratica atividades como musculação, caminhada, corrida, artes marciais ou esportes coletivos, entre outras, fazer alongamento pré e pós-atividade é imprescindível para seu corpo e sua saúde!

Foto de topo: imagem ilustrativa (Pixabay)

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/07/alongamento-muscular-principais-beneficios/" width="100%" count="off" num="5"]