Prefeitura de São Paulo deu início à Semana do Rock 2021

Prefeitura de São Paulo deu início à Semana do Rock 2021

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, deu início ontem à Semana do Rock, que acontece até o próximo dia 18 (domingo). O projeto celebra o Dia Mundial do Rock, comemorado hoje (13). Entre as atrações, estão uma homenagem à cantora Rita Lee e um show de encerramento com os Titãs, no Theatro Municipal, além de extensa programação nas Casas de Cultura e Centros Culturais da cidade.

Banda que completa 40 anos em 2022, o Titãs leva o espetáculo “Trio Acústico” ao Theatro Municipal, junto com o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Municipal (OSM). Celebrando mais de duas décadas do show “Titãs Acústico MTV”, o repertório inclui os grandes clássicos da banda e canções como “Epitáfio”, “Isso” e “Enquanto Houver Sol”. O evento será transmitido ao vivo, no dia 17 (sábado), no Youtube do Theatro, encerrando as comemorações da Semana do Rock.

Entre as atrações, a Semana conta com o Mapa do Rock, espécie de cartografia musical que passará em frente a espaços consolidados da música alternativa na cidade, como o Madame Satã, a Galeria do Rock e o Ácido Plástico. Com duração de cinco dias, o evento terá ao todo dez apresentações na rua, duas para cada dia. O Mapa do Rock acontecerá num formato híbrido entre o presencial e o virtual, nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura. Ao final, será produzido um vídeo com informações sobre os lugares que compõem o evento, incluindo dados, imagens históricas e narrações intercaladas com trechos das apresentações. A parte histórica do evento foi concedida pelo escritor, jornalista e DJ Camilo Rocha.

A Semana do Rock também se expande para as artes visuais. A Homenagem à Rita Lee conta com a montagem de dois murais de 5x3m com técnicas de lambe-lambe e pintura – na Avenida Pompeia e no Belenzinho. A iniciativa inclui também a produção e distribuição de lambes menores, realizados digitalmente por meio de colagens, contendo imagens da cantora em suas diversas fases e trechos icônicos de suas músicas.

Outro destaque da programação é a Projeção Rui Mendes – Preto e Branco, que acontece hoje (13), na região de Pinheiros. Trata-se de uma projeção a laser com tratamento de motion projetado em parede.

Já o Butantã Rock é uma atração da Semana do Rock que acontece na Casa de Cultura do Butantã e leva ao público, por meio de transmissões ao vivo pelo Facebook, shows de diversas bandas do rock underground nacional. O local ainda recebe debates sobre temas pertinentes ao cenário do rock underground no Brasil, também transmitidos pelo Facebook.

Entre os destaques da programação infantil, a Semana do Rock apresenta a Trupe Canta Elvis, espetáculo que canta as músicas do “rei do rock” Elvis Presley. A montagem é apresentada pelo grupo Trupe Pé de Histórias, que pesquisa as intersecções entre música e teatro no universo infantil. O espetáculo será gravado em áudio e disponibilizado em totens tsuro, que serão instalados em centros culturais pela cidade.

Para conferir a programação completa e detalhada da Semana do Rock 2021, acesse este link.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Foto de topo: imagem ilustrativa/Pixabay

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/07/semana-do-rock-2021/" width="100%" count="off" num="5"]