8 atrações imperdíveis para fazer na Avenida Paulista

8 atrações imperdíveis para fazer na Avenida Paulista

Andar pela Avenida Paulista é uma experiência incrível e pode render muitos passeios diferentes. Lá você encontra diversas opções de lazer, museus, espaços culturais, lugares para comer, relaxar e até meditar!

Ela tem fácil acesso ao transporte público e ciclovias, o que torna a região um grande e democrático espaço com as melhores opções de lazer para os moradores da cidade e turistas. Por isso, separei alguns passeios imperdíveis pela Paulista:

#01 Visitar a Casa das Rosas

A Casa das Rosas foi construída em 1935, em estilo clássico francês, com mais de 30 cômodos e foi a residência da família do famoso arquiteto Ramos de Azevedo até meados da década de  80. Em 2004, o espaço foi transformado em um museu dedicado à poesia e à literatura, com o nome de Centro Cultural Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Vale muito a pena visitar a Casa das Rosas, é o lugar perfeito para fazer um mergulho no passado e saber como era o interior de um dos únicos palacetes remanescentes da década de 30. Além do interior, a área externa é linda e super instagramável, com um jardim e um café recheado de delícias.

Onde fica?
Av. Paulista, 37 – Bela Vista
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h
Instagram: @casadasrosas
Entrada Gratuita

#02 Visitar a Japan House

A Japan House é um centro cultural focado em disseminar a cultura do Japão pelo mundo, está presente  em Los Angeles, Londres e em São Paulo, na Avenida Paulista. As salas de exposição são modernas com um ambiente inovador que mistura futuro e tradição.

Você pode começar seu passeio pela fachada, que é toda de toras de madeiras que se encaixam perfeitamente umas nas outras suportando a estrutura toda, sem o uso de pregos, uma técnica japonesa milenar.

Onde fica?
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista
Horário: Terça a sexta das 10h às 17h | Sábado, domingo e feriados das 9h às 18h
Instagram: @japanhousesp
Entrada Gratuita

#03 Visitar o MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Ele é lindo por fora e chama muita atenção, projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista.

Masp

Seu acervo possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério sul, em que se notabilizam os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças arqueológicas e etc., totalizando aproximadamente 8 mil peças.

Onde fica?
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Horário: Sábado, domingo e terça das 10h às 18h | Quarta a sexta das 12h às 18h
Instagram: @masp
Entrada Gratuita nas terças

#04 Suba ao Mirante do SESC

O Sesc Avenida Paulista é um centro de cultura e lazer, com três eixos centrais, corpo, tecnologia e arte, o prédio divide suas atividades em seus 17 andares, abrigando oficinas, apresentações, exposições, entre outras atividades.

Uma ótima maneira de ver a Avenida Paulista do alto é pelo mirante do SESC, de lá é possível ter uma noção da grandeza da avenida. Em dia que o céu está limpo e durante o pôr do sol pode ter um pouco de fila para acessar o mirante, uma dica é levar óculos escuros, às vezes a luz é tão forte devido a altura que mal conseguimos manter os olhos abertos. Aproveite também para tomar um café e sentar em uma das cadeiras para aproveitar a paisagem.

Onde fica?
Avenida Paulista, 119 – Bela Vista
Horário: Terça a sexta das 7h às 21h | Sábados das 10h às 18h
Instagram: @sescavpaulista
Entrada Gratuita

#05 Relaxe na Livraria Cultura

A Livraria Cultura da Avenida Paulista fica dentro do Conjunto Nacional (essa visita é tipo 2 em 1, rs), uma das poucas megastores dedicadas à literatura, arte e cultura, é um lugar incrível e parada obrigatória para os apaixonados por leitura. A livraria é enorme, são três andares, uma cafeteria, muitos e muitos livros.

Se você gosta de folhear um bom livro antes de comprar ou quer apenas relaxar lendo algumas páginas, lá é o seu lugar. Sente-se nos convidativos puffs ou tome um café e aproveite!

Onde fica?
Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista
Horário: Segunda a sábado das 10h às 21h | Domingo das 13h às 20h
Instagram: @livraria_cultura_paulista
Entrada Gratuita

#06 Visite o Itaú Cultural

No Itaú Cultural você encontra duas exposições permanentes: Brasiliana e Numismática, ambas possuem moedas, documentos, mapas, gravuras, pinturas, manuscritos de literatura e outros objetos de arte contam a história do país de maneira bem interessante.

A escada interna é cercada por desenhos de plantas e animais que compõem a flora e a fauna brasileira, é um dos locais mais bonitos do centro cultural. Além disso, o espaço oferece salas de teatro, cinema, espetáculos musicais e projetos artísticos. 

Onde fica?
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
Horário: Terça a domingo das 12h às 18h
Instagram: @itaucultural
Entrada Gratuita

#07 Conheça o IMS Paulista 

O Instituto Moreira Salles é bem conhecido e fica localizado na ponta da avenida e com um lindo vão livre que permite ver a Paulista do alto. O IMS oferece muita cultura e um belo cenário para fotos entre os nove andares do prédio. 

O acervo é dedicado especialmente à fotografia e as exposições itinerantes e permanentes, no espaço tem também um cineteatro, uma livraria dedicada à arte e um charmoso café. O acesso é gratuito e também tem algumas exposições com a visitação gratuita, mas no cinema os ingressos são pagos e os preços variam de acordo com a sessão.

Onde fica?
Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista
Horário: Terça a domingo das 12h às 18h
Instagram: @imoreirasalles
Entrada Gratuita

#08 Visite o Centro Cultural FIESP

O prédio do Centro Cultural Fiesp é um dos cartões postais da Avenida Paulista e poucas pessoas sabem que a entrada é gratuita e oferece uma programação bem variada. As exposições itinerantes e os espetáculos de teatro, música e dança têm entrada gratuita, assim como os shows.

Além disso, o centro tem uma cafeteria e um teatro com ingressos bem disputados e devem ser retirados com antecedência na bilheteria. A noite a fachada do edifício ganha iluminação especial e projeta diferentes imagens para quem passa pela Avenida Paulista.

Onde fica?
Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista
Horário: Quarta a sábado das 13h às 20h | Domingo das 13h às 20h
Instagram: @centroculturalfiesp
Entrada Gratuita

Foto de capa por Mike Peel disponível em Wikimedia Commons

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/08/8-atracoes-imperdiveis-para-fazer-na-avenida-paulista/" width="100%" count="off" num="5"]