Aulas presenciais: desatenção de crianças pode ser causada por problemas no ouvido

Aulas presenciais: desatenção de crianças pode ser causada por problemas no ouvido

Com o afrouxamento das restrições dos órgãos competentes, as aulas presenciais nas escolas de Educação Básica em São Paulo voltaram com grande força no início deste mês. Após um enorme período de isolamento social e aulas online, a volta às aulas presenciais é um período em que pais, mães e professores precisam ficar muito atentos a sinais que as crianças emitem. Algumas diferenças comportamentais podem se tornar evidentes e há chances de estarem associadas a problemas auditivos, como Hipersensibilidade Auditiva, Tontura e Zumbido.

Assim, sabendo que o bom funcionamento do ouvido é fundamental para que a criança consiga captar e se conectar com informações dos diferentes ambientes, fica fácil entender porque o desempenho nas atividades do dia-a-dia pode ficar comprometido.

“Normalmente, as crianças que apresentam algum problema no ouvido tendem ao isolamento e optam por não brincar com outras crianças. Algumas que apresentam tontura por problemas no labirinto fazem xixi na cama porque receiam levantar para ir ao banheiro. Também é importante lembrar que esses os problemas do ouvido aparecem mais disfarçados nas crianças do que em adultos, principalmente os de labirinto. Muitas vezes eles estão associados a erros alimentares, alergia ou infecções no ouvido”, explica a médica otorrinolaringologista Dra. Tanit Ganz Sanchez.

A criança que apresenta tontura pode parecer desatenta, pois faz esforço para buscar uma posição mais confortável para amenizar o problema. Já aquelas que não atendem aos chamados dos pais ou professores podem ter  zumbido no ouvido e até algum grau de perda auditiva. “O zumbido é um barulho persistente que pode ser comparado ao som de apitos, chiados, insetos, dentre outros. Frequentemente causado pela exposição dos ouvidos das crianças a sons muito altos, cada vez mais cedo, também pode ocorrer por erros alimentares, infecções do ouvido ou a problemas na cervical ou na arcada dentária”, explica a especialista.

A Hipersensibilidade Auditiva também é mais comum do que se imagina nas crianças, mas os pais frequentemente acham que é “frescura” ou que os filhos estão querendo chamar atenção. “Por mais que seja natural que os sons altos incomodem mais do que os sons baixos, crianças com hipersensibilidade auditiva já começam a se incomodar com sons mais baixos do que 95 decibel (dB). Para se ter uma noção, uma conversa em volume normal alcança cerca de 65-70dB”, exemplifica a médica.

Para identificar se a criança apresenta algum problema auditivo é necessário ficar atento a algumas situações: “observar se a criança faz xixi na cama, se é desatenta ou hiperativa, se apresenta medo de altura, não gosta de colo nem de  brincadeiras de girar, subir e descer, ou ainda se tampa os ouvidos com as mãos em locais barulhentos ou até pede para ir embora”, descreve a Dra. Tanit.

Saiba quais são os sinais que indicam problemas auditivos nas crianças, segundo a Dra. Tanit Ganz Sanchez:

– A criança não reage a barulhos fortes;
– Não atende quando é chamada pelo nome;
– Pede para aumentar o som da TV, computador ou telefone com frequência;
– Se mostra “avoada”;
– Apresenta dificuldade em manter a atenção;
– Parece irritada e dificilmente faz vínculos com outras crianças;
– Prefere brincar sozinha;
– Apresenta dificuldade na alfabetização;
– Troca de fonemas na escrita;
– Apresenta dificuldade de aprendizado em geral.

Para os pais, professores e responsáveis por crianças em idade escolar, a Dra. Tanit alerta que o ouvido é um órgão de respostas sutis e precoces; seus sintomas não matam, mas ele é um dos primeiros a mostrar que algo não está bem. “Por isso, prestem muito atenção no dia a dia das crianças e, em caso de qualquer diferença de comportamento, procure um especialista”.

Foto de topo: imagem ilustrativa/Pixabay

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/08/aulas-presenciais-desatencao-de-criancas/" width="100%" count="off" num="5"]