Conheça e evite: As 5 ruas mais esburacadas de São Paulo

Conheça e evite: As 5 ruas mais esburacadas de São Paulo

Dirigir em São Paulo não é para amadores. Fora os congestionamentos intensos, que já fazem parte do dia a dia de quem circula pela metrópole, o motorista ainda tem de enfrentar outro desafio pelo caminho: os buracos.

Segundo os Dados Abertos do Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo, só no primeiro trimestre de 2021 foram registradas pouco mais de um milhão de solicitações através dos canais de atendimento, sendo que a questão de tapa-buraco aparece em 4º lugar, representando 3,79% do total.

Ao transitar por ruas e avenidas esburacadas, o motorista se vê obrigado a realizar manobras — muitas vezes perigosas, para desviar dos buracos pelo trajeto. Isso porque, ao passar por buracos, você acaba prejudicando rodas, pneus, amortecedores e também a suspensão do carro.

Por isso, listamos as 5 ruas e avenidas mais esburacadas de São Paulo para que você não tenha surpresas indesejáveis pelo caminho e precise levar o carro até a oficina mecânica mais próxima. Confira:

1 – Rua Alencar de Araripe

Localizada no Sacomã, na Zona Sul, a rua leva fama de ser uma das mais esburacadas da região.

Segundo Luiz Cortez, gerente da Mix Auto Ipiranga  — centro automotivo localizado próximo à Rua Alencar de Araripe —, “é muito comum recebermos carros da região com problemas de alinhamento e balanceamento, com o volante trepidando ou puxando para o lado, por exemplo”.

Como se já não bastasse o grande fluxo de carros e ônibus, por ser bem próxima à Rodovia Anchieta, a rua está sujeita a aguentar o grande peso dos caminhões e carretas que usam a rua para desviar do trânsito, o que contribui ainda mais para a formação buracos na via.

2 – Avenida Presidente Wilson

Não é de hoje que os moradores do Ipiranga e da Mooca evitam passar pela Avenida Presidente Wilson.

As constantes obras de recapeamento realizadas pela Prefeitura de São Paulo não dão conta do tráfego pesado de ônibus e caminhões pela região. Com isso, os buracos estão sempre presentes.

Em alguns trechos, é possível identificar crateras que, muitas vezes, não são nem ao menos sinalizadas. Então, ao tentar desviar desses buracos, o motorista ainda corre o risco de causar um acidente.

3 – Avenida Alcântara Machado

Devido ao grande fluxo de carros, motos e ônibus, os buracos da Alcântara Machado acabam ficando cada vez mais aparentes.

A avenida é uma das mais famosas da Zona Leste e sempre aparece nos flagrantes dos jornais da capital.

A prefeitura realiza o trabalho de tapa-buraco constantemente, mas, justamente por isso, a avenida fica cheia de remendos e desníveis, o que provoca o surgimento de novos buracos na pista.

4 – Avenida Giovanni Gronchi

Localizada na Zona Sudoeste de São Paulo, a Avenida Giovanni Gronchi é uma das que mais sofre com o alto fluxo de carros, ônibus e um asfalto prejudicado.

A avenida é a principal responsável pela ligação dos distritos do Morumbi, Vila Andrade, Campo Limpo e a Estrada de Itapecerica.

Nesse tipo de via, os cuidados com o trânsito precisam ser ampliados, principalmente pelas crateras que se formam dentro dos corredores de ônibus.

Só o serviço de tapa-buraco, como está sendo feito, não é suficiente. Para diminuir os problemas de buracos na via, é preciso fazer o recapeamento completo.

5 – Estrada Itaquera-Guaianases

Os problemas nas vias da Zona Leste não param. A estrada Itaquera-Guaianases, responsável por ligar os dois bairros, é muito carente de socorro da prefeitura.

Ao realizar uma breve pesquisa na Internet, é possível encontrar inúmeras matérias e reportagens sobre o problema incessante dos buracos e a ausência de recapeamento na região.

Nesse caso, o asfalto corre o risco de ceder, interferir nas calçadas e aumentar o risco de alagamentos em épocas de chuva.

Passou no buraco? O que fazer?

Buracos nas vias são os maiores vilões para o alinhamento e balanceamento do seu carro e, consequentemente, para o seu bolso.

Se você passou por algum buraco e teve seu carro danificado, tem o direito e pode solicitar uma indenização ao órgão responsável pela via (geralmente, a prefeitura do município).

Porém, ao ter seu carro danificado, você precisará imediatamente levá-lo até uma oficina mecânica de confiança para realizar o reparo.

O pneu é a vítima número 1 quando o assunto são os buracos na estrada, pois é ele quem absorve os impactos causados pelas oscilações das vias, podendo criar bolhas ou até mesmo rasgar.

Junto ao pneu, as rodas também acabam passando por um nível de desgaste muito grande. Elas podem ficar deformadas e muitas vezes, podem até quebrar.

Falando em questões mecânicas, os amortecedores, responsáveis por “segurar” os trancos enquanto o carro anda, correm o risco de estourar. Já a suspensão, pode chegar a deformar e trincar.

O mais indicado é fazer uma Revisão Automotiva completa para verificar o que precisa ser corrigido. Uma trepidação ou puxada de volante, por exemplo, pode ser resolvida com o serviço de Alinhamento e Balanceamento.

Viu só como um único buraco é capaz de causar estragos para a sua segurança, a segurança do próximo, para o seu carro e para o seu bolso?

Ao encontrar um buraco na via, não deixe de abrir uma solicitação nos sites dos órgãos responsáveis para que o reparo seja feito o mais rápido possível.

 

 

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/08/conheca-e-evite-as-5-ruas-mais-esburacadas-de-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]