Sesc Pompeia é eleito pelo The New York Times uma das obras arquitetônicas mais importantes pós-guerra

Sesc Pompeia é eleito pelo The New York Times uma das obras arquitetônicas mais importantes pós-guerra

Ontem (3), o Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93 – Pompeia) divulgou em suas redes sociais que foi eleito pelo jornal The New York Times uma das 25 obras arquitetônicas mais importantes do período pós-guerra em todo o mundo.
 
O reconhecimento foi publicado na lista #T25Buildings, veiculada na Revista T, do conceituado periódico estadunidense. O júri responsável pela eleição foi composto pelos arquitetos Toshiko Mori, Annabelle Selldorf e Vincent Van Duysen; o designer Tom Dixon; a artista e cenógrafa Es Devlin; o crítico e colaborador do jornal, Nikil Saval; e Tom Delavan, diretor de design e interiores da Revista T.
 
Em sua justificativa pela escolha, a publicação apresenta o edifício a partir de uma perspectiva histórica e valoriza o contexto no qual a arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pela obra, e sua equipe, trabalharam na requalificação da antiga fábrica de tambores nos anos 70 e 80. Ainda de acordo com o periódico internacional, na época a ressignificação de espaços industriais ainda não era parte do mainstream arquitetônico, mas Lina já viu na linha do telhado serrilhada da fábrica e na escala industrial uma estrutura histórica não menos valiosa do que os edifícios danificados em sua Itália natal, após a Segunda Guerra Mundial.
 
“Eu queria representar Bo Bardi”, disse Nikil Saval. “Pensei que poderia ter escolhido a Casa de Vidro ou o Museu de Arte de São Paulo, mas acho que o Sesc Pompeia é um prédio realmente alegre: existe essa combinação de exuberância e monumentalidade”, complementa o crítico.
 
Na lista célebre estão também outros edifícios icônicos, como o Convento Sainte-Marie de La Tourette, projetado pelo arquiteto Le Corbusier, na França; a Ópera de Sydney, de Jorn Utzon, na Austrália; a Casa Luis Barragán, por Luis Barragán, no México; entre outros. A lista completa das obras eleitas e mais informações sobre a seleção estão disponíveis na matéria publicada no site do New York Times (em inglês), disponível por este link.
 
Para conhecer mais sobre o Sesc Pompeia, acompanhe as novidades e fotos do empreendimento no Instagram: @sescpompeia.
 
Foto de topo: Andreia Reis
 
 
 
Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/08/sesc-pompeia-e-eleito-pelo-the-new-york-times-uma-das-obras-arquitetonicas-mais-importantes-pos-guerra/" width="100%" count="off" num="5"]