Já está acontecendo a 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo!

Já está acontecendo a 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo!

Começou hoje (21) e vai até o dia 3 de novembro a 45ª edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (https://45.mostra.org). Neste ano, o evento volta às salas de cinema e equipamentos culturais da capital paulista, mas mantém também parte da programação online para todo o Brasil.

Durante duas semanas, o festival exibe 264 filmes de mais de 50 países. A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas.

Os locais que em 2021 recebem o evento são centros culturais e salas de cinema espalhados pela cidade, como três unidades do Espaço Itaú de Cinema (Augusta, Frei Caneca e Pompeia), o Museu da Imigração, a Reserva Cultural, o Cinesesc, o Petra Belas Artes e até o Vão Livre do MASP, entre outros locais.

Seções

Com uma vasta programação, os filmes da mostra são divididos em cinco seções:

Perspectiva Internacional: uma seleção da produção cinematográfica recente ao redor do mundo, com longas-metragens que foram exibidos e premiados em festivais durante o último ano, novos trabalhos de diretores consagrados e filmes de revelações do cinema. São representadas tanto cinematografias tradicionais como outras que dificilmente chegam ao Brasil.

Mostra Brasil: seção que exibe 33 títulos brasileiros, entre longas-metragens premiados, filmes de cineastas consagrados e obras de diretores estreantes. Filmes produzidos em 2021 e ainda inéditos em São Paulo compõem a Mostra Brasil.

Competição Novos Diretores: competição que apresenta trabalhos de cineastas que realizam seu primeiro ou segundo longa-metragem e que concorrem ao Troféu Bandeira Paulista. Dos filmes que compõem a seção, são selecionados aqueles mais votados pelo público ao fim das exibições da primeira semana de evento. Os filmes escolhidos são vistos pelo júri da Mostra, que indicará os premiados.

Apresentação Especial: filmes de realizadores renomados com temáticas especiais, clássicos restaurados, curtas-metragens, obras que tratam de assuntos urgentes e que são, por vezes, inclassificáveis. Além dos trabalhos das personalidades homenageadas pela mostra, a Apresentação Especial faz um apanhado múltiplo e polifônico do panorama cinematográfico atual.

Retrospectiva Paulo Rocha: cineasta único na filmografia portuguesa e um dos principais realizadores do Novo Cinema Português, Paulo Rocha terá sete de seus principais trabalhos apresentados na mostra, em uma retrospectiva feita em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Paulo foi escolhido como o cineasta homenageado pelo evento nesta edição.

Os filmes que compõem cada seção podem ser consultados em https://45.mostra.org/secoes.

V Fórum Mostra

Pelo 5º ano consecutivo, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realiza, em parceria com o Itaú Cultural, o Fórum Mostra, um espaço voltado às discussões sobre os aspectos políticos, econômicos e criativos no cinema.

Em 2021, o Fórum acontecerá ainda de forma virtual, dadas as restrições impostas pela pandemia, e será transmitido pelo canal da Mostra no YouTube nos dias 27, 28 e 29/10, com mesas sendo realizadas em dois horários: às 11h e às 15h. Para saber mais sobre o V Fórum Mostra e sua programação, acesse https://45.mostra.org/forum.

Programação completa

A programação completa da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com todos os filmes e locais onde serão exibidos, pode ser conferida em https://45.mostra.org/programacao. Quem preferir, pode também fazer o download de um PDF com o cronograma da programação e os endereços; para isso, basta acessar este link.

Foto de topo: Divulgação

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

Comentários