Teatro TUCA recebe musical “As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão” até dezembro

Teatro TUCA recebe musical “As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão” até dezembro

Sucesso de crítica e público, o musical original “As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão” ganhou uma nova temporada no Teatro TUCA (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes): de 16/10 a 12/12/21.

“As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão” estreou em 2019 e é uma fábula inspirada nas mulheres que seguiam os bandos nordestinos atuantes contra a desigualdade social da região. A trama narra a história de um grupo de mulheres que se rebelam contra mecanismos de opressão encontrados dentro do próprio Cangaço e encontram, umas nas outras, a força para seguir. Além de reflexões sobre o conceito de justiça social que o Cangaço representava, o espetáculo também reflete sobre as forças do feminino nesse espaço de libertação e sobre a ideia de cidadania e heroísmo.

As canções originais do espetáculo foram compostas por Fernanda Maia (música) e Newton Moreno (letras), inspiradas em ritmos da cultura nordestina. “Nas canções, usei várias referências da música nordestina e tive uma abordagem afetiva desse material, por ser filha de paraibano e por ter morado no Nordeste enquanto fazia faculdade de música. Nessa época, pude entrar mais em contato com a cultura do Nordeste, que é de uma riqueza ímpar, cheia de personalidade, identidade, poesia e, ao mesmo tempo, muito paradoxal”, conta Fernanda Maia.

Além dos atores cantarem em cena, o espetáculo traz cinco músicos para completar a parte musical (baixo, violão, guitarra, violoncelo e acordeão). Assim, texto e música se misturam, palavra e canto se complementam, como se tudo fosse uma única linha dramatúrgica. “Buscamos um DNA totalmente brasileiro para a peça, tanto na embocadura, na fala, na construção do texto, como na interpretação dos atores. Não tem um modelo importado, não tem uma misancene importada, é uma investigação a partir de códigos que pertencem a uma estética do nosso país e do teatro brasileiro”, comenta o diretor Sergio Módena.

O musical “As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão” fica em cartaz no Teatro TUCA até 12/12, às sextas (21h), sábados (21h) e domingos (19h). A encenação tem a duração de 120 minutos e é permitida para maiores de 12 anos. Os ingressos custam R$100,00 (inteira) e R$50,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos pelo site da Sympla (neste link), onde é possível também conferir mais informações.

Foto de topo: Divulgação/Sympla

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/10/teatro-tuca-recebe-musical-as-cangaceiras-guerreiras-do-sertao/" width="100%" count="off" num="5"]