7 lugares não tão óbvios que você precisa conhecer em São Paulo

7 lugares não tão óbvios que você precisa conhecer em São Paulo

São Paulo sempre tem um novo lugar para conhecer, alguns lugares nem são novos, mas às vezes é pouco divulgado, ou até mesmo por termos tantas opções de lazer alguns acabam passando batido. Por isso, separei aqui alguns lugares não tão óbvios como os que sempre divulgamos, um ou outro você provavelmente conhece ou já ouviu falar, mas tenho certeza que a maioria você ainda não conhece. Vamos lá?

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

Ocupando área dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste, a BVL prepara todos os meses uma programação cultural diversificada, como:  contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros
Telefone: (11) 3024-2500
Horário: terça a domingo, das 9h30 às 18h30
Site: parquevillalobos.net/biblioteca-parque-villa-lobos 

Cripta da Catedral da Sé

A Catedral da Sé é um dos principais cartões postais do centro de São Paulo, sete metros abaixo do piso do altar, há uma cripta que abriga os restos mortais de personagens importantes da história da cidade.

É uma espécie de capela com um espaço de 619 metros quadrados e 7 metros de altura, piso de mármore de Carrara, em preto e branco, e o teto, cheio de arcos com tijolos, parecidos com os da catedral. Atualmente estão com agenda de concertos abertos ao público e com entrada gratuita.

Endereço: Praça da Sé – Sé
Telefone: (11) 3107-6832
Site: concertoscripta.com.br

Casa de Vidro

A Casa de Vidro foi projetada pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, e construída entre os anos de 1950 e 1951, na região do Morumbi, na cidade de São Paulo. Inicialmente, a casa foi construída para ser habitada por Lina e seu marido, o também italiano Pietro Maria Bardi. O casal residiu na Casa de Vidro por mais de quarenta anos.

Atualmente, o local é a sede do Instituto Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi , abrigando parte das obras e coleções do casal, o Instituto promove diferentes atividades no espaço, como: exposições, vídeos, palestras, publicações para pesquisa, encontros e visitas.

Endereço: R. Gen. Almério de Moura, 200 – Morumbi
Telefone: (11) 3744-9902
Horário: sextas e sábados, 11h e 15h
Site: portal.institutobardi.org 

Museu da Imigração

O Museu da Imigração preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás. O jardim do Museu da Imigração é um grande atrativo, o espaço disponibiliza mobiliários rústicos para os visitantes e permite encontros, piqueniques, leituras e práticas de yoga. O gramado é também utilizado para diversas programações culturais, como apresentações de música, dança, cinema e teatro.

O café do museu possui ambiente acolhedor e vintage, onde é possível apreciar a vista do jardim nas mesas externas do deck. No museu tem um espaço onde os visitantes podem tirar fotografias à moda antiga, com roupas e ambientação especiais, o estúdio está localizado na estação ferroviária do Museu da Imigração.

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca
Telefone: (11) 2692-1866
Horário: de terça a sábado, das 9h às 18h e domingos, das 10h às 18h
Site: museudaimigracao.org.br 

Obelisco Mausoléu

Símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o Obelisco é um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, tem 72 m de altura e está no jardim que aponta para a Avenida 23 de Maio, data em que ocorreu a morte dos quatro primeiros revolucionários.

O Obelisco pode ser visitado com entrada gratuita. Além disso, é possível fazer visitas técnicas em grupo. Elas ocorrem uma vez por mês, e também são gratuitas. Para mais informações acesse o site da Sociedade Veteranos de 32.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Vila Mariana
Telefone: (11) 3105-8541
Horário: de terça a domingo, das 10h às 16h
Site: www.mmdc.org.br 

Solar da Marquesa

A Marquesa de Santos, ficou conhecida como a amante do imperador D. Pedro I, pelo relacionamento que durou sete anos, onde tiveram cinco filhos. Em 1834, Domitila de Castro Canto e Melo comprou um sobrado, que ficou conhecido como Solar da Marquesa. Hoje abriga parte do acervo do Museu da Cidade de São Paulo.

Endereço: R. Roberto Símonsen, 136 – Centro
Telefone: (11) 3241-4238
Horário: de terça a domingo, das 11h às 15h
Site: www.museudacidade.prefeitura.sp.gov.br 

Viveiro Manequinho Lopes

Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o Viveiro Manequinho Lopes é um ótimo lugar para quem quer conhecer um pouco mais sobre a natureza e sua diversidade. O local possui coleções vivas de espécies vegetais com um acervo composto por cerca de 200 espécies diferentes de plantas com potencial paisagístico.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 7A – Vila Mariana
Telefone: (11) 3887–6761
Horário: sexta-feira, das 7h às 17h
Site: parqueibirapuera.org 

Sobre o autor

Desenvolvi a identidade visual do Sobreviva em São Paulo e criei o blog quando a página no Facebook tinha mais ou menos um ano. Atualmente, além de produzir contéudo para o blog e cuidar do back-end, tenho foco no gerenciamento dos perfis do Instagram e Pinterest. Sou graduado em publicidade e propaganda, pós graduado em gestão empresarial e marketing pela ESPM e trabalho em uma agência de publicidade.

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/11/7-lugares-nao-tao-obvios-que-voce-precisa-conhecer-em-sao-paulo/" width="100%" count="off" num="5"]