Exposição “Mulheres na Ciência” está em cartaz no Museu Catavento

Exposição “Mulheres na Ciência” está em cartaz no Museu Catavento

Uma das principais instituições culturais estaduais de São Paulo, o Museu Catavento (Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II), em parceria com a Siemens, está apresentando até 11 de fevereiro de 2022 a exposição temporária “Mulheres na Ciência”, que terá seu encerramento exatamente no Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência (11/02).

Atualmente, no Brasil e em alguns países, as mulheres são maioria nas universidades. Mas esta é uma realidade bastante recente. Em uma sociedade predominantemente patriarcal, por séculos foi negado às mulheres o livre acesso ao conhecimento. Felizmente esse quadro vem se modificando. As mulheres assumiram e continuam assumindo seu lugar de destaque nas ciências, com contribuições e reconhecimentos relevantes.

Neste sentido, a exposição “Mulheres na Ciência” foi concebida para trazer à luz mulheres que atuaram e atuam de modo significativo para a pesquisa e desenvolvimento científico, apresentando, em painéis monumentais, 12 cientistas de diferentes épocas, nacionalidades e áreas do conhecimento.

Além do que será exposto, os painéis disponibilizam QRCodes para acessar mais informações sobre cada cientista e espaço dedicado a fotos e menção às cientistas contemporâneas que conhecemos no nosso dia a dia, professoras, familiares, amigas e ídolos de cada um.

Marie Curie, Emmanuelle Charpentier e a brasileira Angela Olinto são apenas três das cientistas homenageadas.

Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ao difundir os trabalhos destas cientistas, a exposição também tem por objetivo demonstrar que é possível vencer barreiras e inspirar meninas na carreira da pesquisa científica.

SERVIÇO

Exposição “Mulheres na Ciência”

Local: Museu Catavento (Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II)
Período: até 11/02/22, de terça a domingo, das 9h às 17h
Valor: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia-entrada). Às terças-feiras, a entrada é gratuita.
Mais informações: (11) 3315 0051 e  www.museucatavento.org.br

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Imagem de topo: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/11/exposicao-mulheres-na-ciencia/" width="100%" count="off" num="5"]