Governo de SP lança o TOP, cartão de mobilidade que vai substituir o BOM

Governo de SP lança o TOP, cartão de mobilidade que vai substituir o BOM

Ontem (5), durante o evento de inauguração da estação João Dias, a nova parada da Linha 9-Esmeralda da CPTM, o governador de São Paulo, João Doria, lançou também o TOP, novo cartão de mobilidade para os transportes sobre trilhos e ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo.

O novo cartão chega para substituir gradativamente o cartão BOM. Segundo o governo estadual, a nova etapa é fundamental no processo de modernização dos meios de pagamento no Metrô, CPTM e, agora, na EMTU. A novidade vai permitir também novas funcionalidades para os passageiros que utilizam o cartão de transporte sem interferir nos serviços e vantagens já presentes no BOM, como o desconto de R$ 1,50 na integração entre ônibus e trilhos.

Pela primeira vez, uma única plataforma agregará e integrará funções de pagamento de transporte, débito e crédito, e futuramente diversos outros serviços de relevância ao cidadão. A partir do lançamento, serão oferecidos serviços financeiros, como a Conta Digital e o cartão multifuncional, que, além de cartão de transporte, também é cartão de débito e crédito aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos comerciais. O cidadão poderá escolher a opção apenas para o transporte.

Entre as outras novidades do lançamento, está a integração do cartão com o aplicativo TOP, que, além da venda dos Bilhetes Digitais QR Code, também possibilita a gestão da conta digital e das funcionalidades de transporte, débito e crédito do cartão. Outro diferencial que estará presente em período de teste na nova estação João Dias é o pagamento por aproximação em duas catracas por meio das bandeiras Mastercard, Visa e ELO. Elas estão sinalizadas para facilitar o embarque. A compra de bilhetes também pode ser feita por meio do aplicativo TOP para celular, WhatsApp, máquinas de autoatendimento e estabelecimentos credenciados.

Assim como o BOM, o Cartão TOP pode ser usado para embarque nas linhas intermunicipais da EMTU na Região Metropolitana de São Paulo, na CPTM e no Metrô. A mudança de BOM para TOP começou ontem (5) com os cartões BOM Vale-Transporte e, a partir de dezembro, será ampliada para os cartões BOM Comum. Os cartões BOM Escolar, Sênior e Especial serão trocados no início de 2022.

O novo cartão poderá ser retirado gratuitamente em um dos postos presenciais ou entregue em domicílio (com custo de envio). O calendário, informações e locais de troca do cartão estão disponíveis em www.boradetop.com.br. A data de fim do funcionamento dos atuais cartões BOM será divulgada nas próximas semanas, vale a pena ficar atento.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Foto de topo: Flickr/Governo do Estado de São Paulo

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/11/governo-de-sp-lanca-o-top/" width="100%" count="off" num="5"]