25/11, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue: saiba como doar pela 1ª vez

25/11, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue: saiba como doar pela 1ª vez

Hoje é um dia especial para a cultura da doação de sangue no Brasil, pois em 25 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

E você, já doou sangue alguma vez? Caso ainda não, sabe o que fazer para doar pela primeira vez?

Como doar sangue

Para doar sangue para a Fundação Pró-Sangue, o candidato deve fazer o agendamento no site (www.prosangue.sp.gov.br) e verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do doador.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente e, mesmo quando tiver se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que se infectaram ou que tiveram contato com pacientes infectados (no site da Pró-Sangue é possível obter mais informações).

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem. Nesse sentido, confira os pré-requisitos básicos à doação, para que você não perca a viagem quando chegar a um dos nossos postos de coleta. E não deixe de conferir o horário de atendimento dos postos.

Todas estas informações, além de outras, encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, você pode consultar o Alô Pró-Sangue pelo telefone (11) 4573-7800.

E aí, vamos doar?

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Foto de topo: imagem ilustrativa

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/11/saiba-como-doar-sangue/" width="100%" count="off" num="5"]