Esquina da Av. Ipiranga X Av. São João será reformada

Esquina da Av. Ipiranga X Av. São João será reformada

A prefeitura da capital paulista lançou  no dia 27 de novembro uma licitação pública para a requalificação e valorização da esquina das avenidas Ipiranga e São João, na região central da cidade. Segundo o órgão municipal, o objetivo é tornar a esquina – poetizada e eternizada na canção “Sampa”, de Caetano Veloso –  um novo ponto de visitação para moradores e turistas, resgatando a vocação e a importância cultural do centro histórico. Reforma de calçadas e travessias de pedestres, revestimento das fachadas de prédios que remetam a uma São Paulo antiga, iluminação especial nas paredes externas de edifícios históricos e sinalização em estilo retrô são algumas das ações previstas. 

As intervenções estão divididas em duas áreas: Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e a região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nebias, Rua dos Timbiras e Avenida São João.

Para a região da Avenida Ipiranga, o projeto prevê a reforma de calçadas, alargamento das vias e renovação dos pisos com acessibilidade e cores diferenciadas. Para garantir maior segurança aos pedestres, haverá a implantação de faixa em formato de “x” (diagonal), para tornar mais rápida e segura a travessia entre as ruas. Os postes de iluminação, semáforos e placas de identificação de rua serão substituídos por modelos no estilo retrô, inspirados numa São Paulo antiga. Por fim, os edifícios vão ganhar iluminação cênica.

O projeto propõe ainda a instalação de quatro esculturas em bronze como homenagem a personalidades marcantes da história da esquina mais famosa da cidade . São eles os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini e profissionais tradicionais conhecidos como fotógrafo de lambe-lambe e tocador de realejo.

Já para a área situada entre a Rua Conselheiro Nebias, Rua dos Timbiras e Avenida São João, a ideia é requalificá-la por meio da ampliação das calçadas, redução das travessias, revitalização dos postes de iluminação existentes e ampliação de novos pontos de luz para pedestres.

A instalação de mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e a manutenção e implantação de novas árvores estão previstas para as duas áreas contempladas no projeto.

Requalificação do Centro

Segundo a prefeitura de São Paulo, a requalificação urbanística da Esquina Histórica está inserida num plano mais amplo de requalificação do centro, que prevê a implementação de ruas temáticas na cidade. Adensar e qualificar espaços públicos na região central, gerando mais oportunidades econômicas e sociais, são diretrizes da gestão, de acordo com o órgão municipal.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Foto de topo: Priscilla Vilariño/SPTuris

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/12/esquina-da-av-ipiranga-x-av-sao-joao-sera-reformada/" width="100%" count="off" num="5"]