Quem inventou o gás de cozinha

Quem inventou o gás de cozinha

Ele é ecologicamente correto, considerado uma energia limpa, está presente em 91% dos lares brasileiros, pode ser utilizado em: residências, comércios, indústrias, e até no agronegócio… sim, estou falando do GLP, mais conhecido como gás de cozinha.

Com tudo isso e representando tantos benefícios, mesmo assim, nunca paramos para pensar em como surgiu o gás de cozinha, ou quem inventou, não é mesmo?

Que o gás de cozinha faz parte de nossas vidas, isso não é mais novidade, ainda mais para quem precisa comprar gás de cozinha em São Paulo, o que muita gente ainda não sabe é como ele surgiu. E é exatamente isso que veremos aqui nesse artigo. Continue lendo!

Fonte: https://www.stockunlimited.com/vector-illustration/gas-cylinder_1413657.html

O início de tudo

Para chegar até o surgimento do GLP, ou gás de cozinha, temos que, primeiramente, viajar até o ano de 1200, quando a única fonte de energia era a madeira, cabia a ela gerar calor e luz.

Somente no século XIV a humanidade passou a usar o carvão vegetal como energia, até porque, apesar já ter sido descoberto, o Petróleo ainda era subestimado como combustível, pois ainda não se sabia como extraí-lo do solo.

Foi no ano 1742, na Europa, que realizaram a primeira mineração de petróleo,  porém, só em 1859, finalmente, nos Estados Unidos, foi aberto o primeiro poço mais profundo para a exploração de petróleo, sendo extraído cerca de 19 barris por dia.

Nessa época, então, o petróleo já estava sendo utilizado em larga escala, substituindo os combustíveis disponíveis, principalmente o carvão.

Então, no final do XVIII, surgiram os motores a explosão, foi quando começaram a empregar frações, até então desprezadas, do petróleo, multiplicando suas aplicações.

E assim, em 1907, o alemão Herman Blau, deu início ao processo de engarrafar o gás, resultante do craqueamento do óleo.

E em 1910, foi produzido nos Estados Unidos o primeiro gás liquefeito de petróleo (GLP), sendo produzido 200 galões. 

Mas, só em 1912 foi realizada a primeira instalação para o uso da gás de cozinha em uma residência, na Pensilvânia. 

Desde então, o GLP passou a ser considerado uma ótima fonte de energia, um  excelente substituto para o bom e velho fogão a lenha.

O GLP no Brasil

No Brasil, no entanto, seu uso só ganhou força devido à uma grande tragédia, em 1937, que ocorreu em Nova Jersey, nos EUA,,o caso do dirigível Zappelin, que se preparava para pousar e pegou fogo, matando milhares de pessoas.

Foi após esse acidente, quando as pessoas passaram a não confiar mais nesse transporte, parando de utilizá-lo.

Para quem não sabe, no Brasil havia uma base para dirigíveis, no Rio de Janeiro com grande estoque de propano, que era o combustível utilizado nos motores do Zappelin.

Após o trágico acidente, e as pessoas se recusando a confiar no uso do Zappelin como transporte, o estoque de propano acabou sobrando, com isso, em 30 de agosto de 1937, o imigrante austríaco Ernesto Igel, resolveu pensar em um jeito de aproveitar esse enorme estoque de propano.

E qual o jeito que ele achou de aproveitar esse gás? Acertou quem pensou em fundar uma empresa de gás! Pois é, ele acabou fundando a Empresa Brasileira de Gás a Domicílio LTDA, hoje conhecida como ULTRAGAZ, e então, começou a envasar o gás e vender a domicílio.

Fogões a gás no Brasil

No Brasil, os primeiros fogões só começaram a ser produzidos na década de 40, já que, até então, vinham de outros países.

Felizmente, hoje, já podemos contar com várias empresas engarrafadora do gás GLP, sendo as mais conhecidas a Supergasbrás, Ultragáz, Copagaz, Nacional Gás, Liquigas e Fogás.

E nem é preciso ressaltar a importância da tecnologia para facilitar, ainda mais, o acesso das pessoas ao gás de cozinha. Hoje é possível usar aplicativos, como Preço do Gás, por exemplo, para adquirir em pouco tempo, o gás de cozinha, evitando ter que aguardar o caminhão do gás passar na rua, ou mesmo, interromper o preparo diário das refeições. O gás na sua porta com um simples clique!

E é isso, agora você sabe um pouco mais sobre esse gás que é o preferido dos brasileiros, o mais econômico, versátil e ecologicamente correto!

 

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/12/quem-inventou-o-gas-de-cozinha/" width="100%" count="off" num="5"]