Artista paulistano Zezão lança livro “Espaços Invisíveis” neste sábado

Artista paulistano Zezão lança livro “Espaços Invisíveis” neste sábado

Considerado um dos principais nomes do grafite brasileiro, o artista paulistano Zezão (www.zezaoarts.com.br) lança no próximo sábado (18), das 14h às 21h, o livro “Espaços Invisíveis” na loja Blaze Supply (Rua Ferreira de Araújo, 690 – Pinheiros), em evento aberto ao público e com entrada gratuita.

“Espaços Invisíveis” é uma coletânea de fotos dos principais trabalhos do artista pela cidade de São Paulo e é fundamental para o entendimento da arte do “não lugar”, encontrada onde ninguém quer ir : em bueiros, esgotos, galeria de águas pluviais, entre as ruínas de uma antiga fábrica, em espaços inabitados, marginalizados e de difícil acesso. Para uma melhor compreensão do que trata “Espaços Invisíveis”, é imprescindível conhecer o perfil artístico de Zezão.

Foi na década de 1990 que José Augusto Amaro Handa começou a ocupar espaços da cidade de São Paulo com seus grafites. Adotando o apelido de Zezão e inspirado pela arte do estadunidense Jean-Michel Basquiat, o paulistano decidiu abandonar as vias tradicionais para percorrer novos caminhos. Passou a trabalhar em paredes de canais de esgoto e de galerias de águas pluviais, entre dejetos acumulados em casas abandonadas, em becos desertos e em vãos debaixo de viadutos, atraindo atenção para paisagens urbanas insólitas.

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Para executar suas pinturas e colagens, tem utilizado pedaços quebrados de madeira, provenientes de tapumes, de barricadas e de construções abandonadas dos vários locais por onde passa. Às vezes também compõe suas obras em objetos como espelhos, bandejas, portas de automóvel, armações de cama etc., deixando sua marca pessoal: a palavra “vício” em caligrafia abstrata na cor azul. Zezão mergulha com suas cores e formas delicadas num submundo cru e caótico, invade os espaços subterrâneos criando um contraste entre a rusticidade das paredes e a delicadeza de límpidos tons de azul. Assim, interfere na suposta “vida real“, tornando visível aquilo que, sem sua arte, não seria percebido.

Sua obra dá cor e visibilidade a muros em periferias, canais de esgotos, paredes de viadutos, grandes paredes externas de prédios antigos e modernos, assim como em galerias de arte em cidades brasileiras e do mundo, como Berlim, Cidade do Cabo, Florença Genebra, Londres, Los Angeles, Milão, Nova Iorque, Paris, São Francisco, entre outras.

Para saber mais sobre Zezão, siga o artista no Instagram: @zezao_sp.

Foto de topo: www.zezaoarts.com.br

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2021/12/zezao-lanca-livro-espacos-invisiveis/" width="100%" count="off" num="5"]