Maksoud Plaza: conheça a história do hotel, que fechou as portas em 2021

Maksoud Plaza: conheça a história do hotel, que fechou as portas em 2021

Foi no dia 7 de dezembro de 2021 que o famoso e renomado hotel Maksoud Plaza, construído na movimentada região da Bela Vista, encerrou suas atividades na capital paulista. O fato foi noticiado em diversos veículos de comunicação por conta da história e importância que o empreendimento tem junto à cidade.

Apesar da grande fama do hotel, muita gente não conhece alguns dos principais acontecimentos que fizeram do Maksoud Plaza uma referência em hospitalidade sofisticada e marcaram o nome do lugar na história da cidade de São Paulo. Por isso, de forma resumida, o Sobreviva em São Paulo conta pra você um pouco do que foi o hotel – que na verdade era um complexo de hotelaria, lazer, entretenimento e gastronomia – e porque ele é digno de ser lembrado para sempre pelos paulistanos.

Um pouco da história do Maksoud Plaza

Inaugurado em 1979 na Rua São Carlos do Pinhal, n° 424, vizinho à Avenida Paulista, o Maksoud Plaza foi o primeiro hotel cinco estrelas da cidade de São Paulo. O edifício, fundado pelo empresário e engenheiro Henry Maksoud (1929 – 2014), é marcado por seu arrojo arquitetônico, introduzindo, na época, inovações como os primeiros atrium lobby e elevadores panorâmicos do Brasil.

Referência absoluta de luxo e sofisticação, o Maksoud Plaza tornou-se em pouco tempo o destino certo de membros da realeza e muitos astros da música e celebridades nacionais e internacionais quando vinham à capital paulista.

Em 1981, o cantor norte-americano Frank Sinatra veio ao Brasil, apresentou-se no Salão Nobre do hotel e protagonizou uma das mais memoráveis experiências que o empreendimento sediou.

O hotel hospedou os príncipes Rainier e Albert, de Mônaco, a primeira-ministra da Grã-Bretanha, Margareth Thatcher, os Rolling Stones, Ray Charles, a atriz francesa Catherine Deneuve e o diretor espanhol Pedro Almodóvar, entre tantos outros nomes de reconhecimento mundial.

Nos anos 1980 e 1990, o 150 Night Club, localizada dentro do hotel, foi uma das casas de espetáculos mais disputadas do Brasil. Músicos como Tom Jobim, Julio Iglesias, Bobby Short, Alberta Hunter, Etta James, Billy Eckstine, Buddy Guy e Dorival Caymmi fizeram shows no local. Em 2015, um bar chamado Frank Bar foi inaugurado e logo entrou na lista dos melhores bares do mundo, segundo a World’s 50 Best Bars.

Segundo as redes sociais do hotel, foram mais de 3 milhões de hóspedes que ajudaram a construir a história do Maksoud Plaza e estabelecer o empreendimento como um dos mais conhecidos de São Paulo.

Com toda essa notável história na bagagem, o hotel encerrou suas atividades fazendo questão de agradecer a todos os colaboradores, hóspedes, parceiros e fornecedores que fizeram parte de sua trajetória.

E você, chegou a conhecer o Maksoud Plaza? Qual é sua experiência com o local? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: @maksoudplaza

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

 

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/01/maksoud-plaza-conheca-a-historia/" width="100%" count="off" num="5"]