Saiba como evitar desconforto nas pernas em viagens longas

Saiba como evitar desconforto nas pernas em viagens longas

Viajar é um dos hábitos mais comuns da maioria dos paulistanos quando há feriados prolongados, em períodos de férias ou apenas para aproveitar os finais de semana descansando ou conhecendo novos lugares.

Em viagens de mais de duas horas, nas quais o deslocamento se dá por carro, ônibus ou avião, um problema comum para muita gente é um certo desconforto principalmente nas pernas, que podem ficar inchadas e com uma sensação de peso.

“Permanecer muito tempo numa mesma posição, ou um longo período sentado, como nos casos das viagens longas, prejudica o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração. O resultado é uma circulação mais lenta e o consequente acúmulo de sangue nas pernas, provocando inchaço e sensação de peso e desconforto nos membros inferiores”, explica o médico vascular Dr. Gustavo Marcatto (@drgustavomarcatto).

E engana-se quem pensa que esse desconforto se limita apenas aos membros inferiores. Mãos e braços também podem apresentar problemas de circulação durante as viagens, devido à imobilidade. O recomendado nesses casos, de acordo com o especialista, é realizar alongamentos, mesmo sentado, elevar os braços e abrir e fechar as mãos algumas vezes, estimulando assim o movimento corporal e principalmente a circulação sanguínea.

Mais cuidados básicos

Segundo o Dr. Gustavo, em uma viagem longa é necessário que o passageiro levante de sua poltrona pelo menos a cada duas horas e circule pelo corredor do ônibus ou do avião por no mínimo 5 minutos.

No caso de automóveis, o ideal é que o motorista faça paradas também a cada duas horas, para que tanto ele quanto seus passageiros possam movimentar as pernas, ajudando assim na melhora da circulação sanguínea. “É preciso fazer alongamentos e movimentar-se. Mover os tornozelos em círculo e para cima e para baixo, ativando, assim, os músculos das panturrilhas e auxiliando no bombeamento do sangue”, indica o Dr. Gustavo.

Outro ponto importante abordado pelo especialista é manter uma boa hidratação durante todo o trajeto, já que a ingestão de água, em qualquer ocasião, ajuda a deixar o sangue mais fluido, facilitando a circulação.

Além disso, para uma viagem longa, não é recomendável o uso de saltos, sapatos ou roupas apertadas. O ideal em deslocamentos com mais de duas horas é o conforto. Peças de roupas mais soltas/leves e sapatos confortáveis, mesmo que sejam tênis, são boas pedidas.

Casos específicos

Em muitos casos é aconselhável também, durante as viagens, o uso de meias elásticas de compressão para evitar o inchaço das pernas e pés. “As meias são muito importantes, principalmente para pessoas com maior predisposição à trombose, quadros de varizes, pessoas com idade avançada, obesos, quem tem antecedentes de trombose, portadores de distúrbio de coagulação genético (a trombofilia); tabagistas, quem faz tratamentos hormonais ou aqueles que estão em tratamentos de tumores malignos”, alerta o médico vascular.

O Dr. Gustavo ainda faz um alerta: viagens longas de avião têm um agravante a mais na questão da circulação sanguínea e de desconforto nas pernas e pés. “A pressurização das cabines causa uma perda imperceptível, mas bem significativa, de água do nosso corpo por evaporação. Isso aumenta a viscosidade do sangue, que fica mais grosso, o que pode favorecer a trombose”, explica o especialista. 

Depois de tomar todos esses cuidados e finalmente chegar ao destino do trajeto, o ideal é deitar e levantar as pernas por alguns minutos. Com isso, a sensação de peso e inchaço deve passar rapidamente. Aí, é só curtir cada minuto da viagem!

Foto de topo: Imagem ilustrativa/Pixabay

 

Observação: o Sobreviva em São Paulo não se responsabiliza por possíveis mudanças nas informações acima, que são válidas até a data de publicação.

Sobre o autor

Publicitário, especializado em Marketing e Comunicação Integrada. Amante da vida, encantado por pessoas e suas singularidades. Fã inveterado de filmes de terror, ouvinte assíduo de música jamaicana e rock pesado. E, claro: Vai, Corinthians!

[fbcomments url="https://www.sobrevivaemsaopaulo.com.br/2022/02/como-evitar-desconforto-nas-pernas-em-viagens-longas/" width="100%" count="off" num="5"]